5 formas diferentes de usar azeite

Publicada em: 24/05/2016 16:52

Azeite de oliva no iogurte, sorbet ou sorvete, pode soar um pouco estranho, mas não deveria. Da mesma forma que polvilhamos canela no mingau de aveia ou um arroz doce ou quando acrescentamos ervas frescas a uma tigela de sopa, o azeite também serve para realçar o sabor dos pratos.

Com tantas opções de azeites aromatizados e azeites extra virgens de alta qualidade hoje no mercado, é hora de sair da mesmice e achar que azeite serve apenas para grelhar ou cozinhar.

Use em sabores cremosos

Sorvete com Azeite
Soverte de baunilha com azeite de oliva e flor de sal. Foto: Reprodução - Pinterest

Sabores básicos de sorvete combinam bem, os mais utilizados são baunilha, morango e pistache. Procure utilizar um azeite mais frutado e com aromas mais frescos, que combinem com o sabor de sorvete escolhido. Outra opção é no iogurte integral, com frutas secas e nozes trituradas. Por fim, adicione um pouco de azeite na tabua de queijos, ele vai realçar o sabor de queijos mais leves como queijo de cabra fresco, assim como nos queijos de sabor mais forte.

Tempere com azeite sabores frescos

Regue com um bom azeite desde saladas de frutas e vegetais crus, até legumes grelhados e frutas assadas. Em ingredientes crus, o azeite ajuda a aprimorar o gosto, e adiciona riqueza na mordida. Nos grelhados, o azeite absorve o sabor carbonizado e temperos, criando uma combinação extremamente saborosa.

Salada com frutas
Essa salada de radicchio, peras, tangerina, nozes e queijo gorgonzola é uma ótima opção para temperar com um bom azeite!

Use azeite ao invés de manteiga

Uma manteiguinha na batata cozida ou milho grelhado, é simplesmente delicioso. Mas da próxima vez, tente trocar por um azeite aromático e brilhante. Experimente no pão, com mel ou geleia, ou misturado no arroz e outros grãos cozidos.

Misture no chocolate

Misture o azeite no mousse de chocolate, sorvete de chocolate, ou simplesmente regue um pouco sobre pedaços de chocolate. Para uma melhor combinação, use chocolate amargo de alta qualidade com um azeite frutado e brilhante.

Use na salada

Tabule
A salada de tabule é uma ótima pedida. Veja aqui a receita!

A maioria dos molhos para salada envolvem algum tipo de óleo. A maioria deles, pede um óleo mais neutro como o de semente de uva, prefira o azeite extra virgem ou aromatizado para acentuar ainda mais o sabor de sua preparação. Experimente utilizar um azeite de qualidade e você vai sentir a diferença.

Gostou das dicas? Compartilhe sua opinião com a gente!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: