Vinho tinto e seus benefícios

Publicada em: 24/05/2016 16:58

A menos que tenha vivido em uma caverna nos últimos anos, você certamente deve ter ouvido falar ou lido em alguma matéria sobre os benefícios do vinho à saúde, principalmente ao coração. Além auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, o vinho tinto tem uma série de benefícios surpreendentes, mais especificamente devido a presença do resveratrol nas uvas.

Prepare-se para se surpreender e ficar aliviado. Aquele ritual de beber uma taça de vinho ocasionalmente, pode ser um poderoso elixir à longevidade e a boa saúde. Confira alguns dos benefícios proporcionados pelo vinho tinto, que vão muito além saúde do coração.

Vida longa

Foi descoberto recentemente, que a ilha de Ikaros, na Grécia, é o lugar onde as pessoas vivem mais tempo do que em qualquer outro lugar no mundo. O consumo diário de vinho, faz parte de um estilo de vida e dieta que incentivam a vida longa.

Vinho Tinto
O menor consumo de alimentos de origem animal e a abundância de alimentos de origem vegetal em suas dietas, também contribuem para a boa saúde da população local.

Fique mais inteligente

O resveratrol pode ajudar a melhorar a memória de curto prazo. Depois de apenas 30 minutos de teste, pesquisadores descobriram que os participantes que tomaram resveratrol tiveram um aumento significativo na retenção de palavras, também mostraram um melhor desempenho na parte do cérebro associada com a formação de novas memórias, aprendizagem e emoções.

Bom para a pele

O resveratrol é capaz de inibir o crescimento de bactérias causadoras de acne por mais tempo do que o peróxido de benzoílo (substância encontrada em cremes anti-acne). A aplicação de cremes não tem sido comprovada como eficaz, por isso a recomendação para uma melhor absorção dos antioxidantes é ter uma alimentação a base de frutas, legumes e um bom vinho ao invés de comprar cremes caros.

Salada grega
Essa salada grega é uma ótima opção para acompanhar carnes leve e um bom vinho. Veja a receita aqui!

Melhore sua disposição física

Você prefere beber vinho ou ir na academia? Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram que o resveratrol melhora a função do coração, cérebro e ossos, da mesma maneira que são melhoradas quando nos exercitamos. Agora imagine o benefício de fazer os dois!

Diga adeus a depressão

Sabemos que vinho ajuda a relaxar ... mas a depressão? Pesquisadores na Espanha, descobriram que homens e mulheres, que bebiam de duas a sete taças de vinho por semana eram menos propensos a serem diagnosticados com depressão.

Vinho
Mesmo levando em consideração alguns fatores do estilo de vida de cada participante, que poderiam influenciar nos resultados, a redução do risco se manteve estável. Foto: Reprodução - Pinterest

Aliado contra o diversos tipos de câncer Câncer de mama:

A uva vermelha é um dos frutos mais capaz de impedir a atividade da aromatase, uma enzima usada pelos tumores de mama para produzir seu próprio estrogênio. O vinho tinto pode servir como um inibidor da aromatase, o que diminui o elevado risco do câncer da mama. Note que você também pode comer uvas, caso tenha alguma restrição ao álcool, aquelas com sementes são as mais recomendadas. O resveratrol também auxilia no combate as células cancerígenas, cortando o caminho que alimenta as essas células.

Câncer de cólon:

Estudos mostram que o consumo moderado de vinho tinto pode reduzir o risco de câncer de cólon em 50%.

Câncer de próstata:

Segundo pesquisadores de Harvard, homens que bebem em média de quatro a sete taças de vinho tinto por semana, têm um 52% menos chance de serem diagnosticados com câncer de próstata, em comparação com aqueles que não bebem vinho. O vinho tinto tem se mostrado um ótimo aliado contra cânceres avançados e agressivos. Médicos especulam que os flavonoides e resveratrol presentes no vinho, contêm antioxidantes essenciais, que podem auxiliar no equilíbrio dos andrógenos, hormônios masculinos que estimulam a próstata.

Não cometa o erro que a maioria das pessoas fazem, e achar que todos os benefícios descritos estão disponíveis em uma garrafa. O vinho, quando consumido com moderação, é apenas um dos fatores que contribuem para uma vida mais saudável.

É essencial que você tenha uma vida ativa, praticando esportes e outras atividades físicas e intelectuais que vão contribuir para uma vida melhor!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: