Como fazer Temaki totalmente gostoso e 100% caseiro

Publicada em: 29/04/2021 11:51

O temaki é uma boa porta de entrada para a culinária japonesa, pois é bem gostoso e não é tão difícil de preparar. Até para quem não é fã de peixe cru tem versões de temaki de salmão grelhado, por exemplo, que podem ser ideais para iniciar o seu amigo relutante a experimentar mais dessa gastronomia incrível.

E agora você pode fazer isso em casa, aprendendo essa receita ótima de temaki caseiro.

Boa leitura.

Como fazer Temaki totalmente gostoso e 100% caseiro

O fast food japonês 

Diferente de nós ocidentais que vamos de hambúrguer gorduroso com batata frita quando precisamos de um lanche rápido, no Japão é o temaki que cumpre essa nobre função

Porém, por lá o preparo é menos turbinado que aqui no Brasil, onde colocamos cream cheese, shimeji e outras coisas para incrementar. Na terra do sol nascente, apostam no simples, com arroz, alga e um recheio que pode ser só de vegetais ou de frutos do mar.

Então, a receita que escolhemos para te mostrar é essa tradicional do Japão, com arroz, alga e salmão. Fique livre para usar os seus temperos favoritos no seu temaki, nossa função é apenas te dar a base para você se soltar:

Ingredientes

  • 50 gr de salmão
  • 40 gr de arroz japonês cozido
  • 1/4 unidade de nori
  • Wasabi a gosto
  • Cebolinha verde a gosto

Como fazer

  1. Misture o salmão picado com a cebolinha verde e reserve.
  2. Corte a folha de nori ao meio.
  3. Segure o nori com a mão seca e coloque o arroz no lado esquerdo.
  4. Espalhe o arroz cobrindo a metade esquerda da alga e passe o wasabi.
  5. Coloque o recheio na diagonal.
  6. Enrole pegando a ponta do canto inferior esquerdo com os dedos indicador e o polegar e leve até a extremidade superior esquerda do arroz.
  7. Vá enrolando com a mão direita até formar um cone.
  8. Use um grão de arroz para fechar.
  9. Sirva o temaki com missoshiro.

Arroz

  1. Lave bem meia xícara (chá) de arroz próprio para sushi, esfregando-o com as mãos, até a água ficar transparente.
  2. Coloque numa panela e junte 1 xícara (chá) de água.
  3. Deixe descansando por 30 minutos.
  4. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o grão ficar macio.
  5. Retire a panela do fogo e deixe descansando, tampada, por cerca de 5 minutos.
  6. Em uma tigela, junte 1 colher (sopa) de vinagre de arroz, 1 colher (chá) de açúcar e meia colher (chá) de sal.
  7. Misture até ficar bem dissolvido.
  8. Transfira o arroz para uma tigela grande e acrescente a mistura de vinagre, incorporando delicadamente com a ajuda de uma espátula de madeira ou garfo molhado em água.
  9. Deixe esfriar em temperatura ambiente, antes de utilizar.

Temaki

A ideia de mise en place para fazer os temakis é ótima para agilizar o preparo, assim você pode fazer uma noite japonesa em casa e testar vários recheios para os seus pratos e aproveitar para pedir para os amigos experimentarem, e finalmente inseri-los no mundo da comida japonesa.

Para não precisar sair do zero nas ideias, separamos essas 4 receitas ótimas de temakis para você experimentar em casa:

Outras culturas, outros Wraps

A ideia de sanduíches enrolados em massas ou folhas é presente em várias culturas por ser uma forma prática de consumir os alimentos e principalmente de carregá-los em longas viagens. 

Numa época onde as civilizações ainda precisavam viajar muito em busca de conquistar novas terras, era providencial ter um wrap na bolsa para recuperar as energias durante o translado.

Por isso, além do temaki, pensamos em mais alguns lanches estilo wrap de outros países, para você ter opções de praticidade sempre à mão, confira:

Shawarma

Shawarma

Este é um wrap  comum nas culturas árabes e vai sempre muito carregado de recheio e especiarias. 

O tradicional leva carne de cordeiro, porém sua versão pode ter o recheio que mais te agradar, inclusive, a receita que temos aqui é semelhante a que é mencionada no primeiro filme dos Vingadores, o campeão de bilheteria da Marvel.

Experimente essa receita cinematográfica e delicie-se.

Burrito

Burrito

Do Oriente Médio diretamente para o México para descobrir a maravilha que são os burritos.

Assim como os shawarmas, são bem caprichados no recheio, é praticamente uma refeição completa em forma de wrap com todos os elementos picantes e temperos tradicionais mexicanos.

Faça seus burritos caseiros e se encante com essa delícia.

Wrap Peruano

Wrap Peruano

Depois de duas opções bem generosas em recheio, finalizamos com essa opção mais leve, de um wrap tradicional peruano, com bastante legumes e temperos típicos.

Essa versão leva salada de atum, mas é opcional, então se remover terá uma versão vegetariana deste prato. Se ainda quiser substituir a mussarela por queijo de amêndoas, por exemplo, seu wrap se torna vegano, então é a receita ideal para unir todas as tribos.

Concluindo, o grande objetivo aqui é te mostrar que há receitas práticas e rápidas, para você fazer sem precisar recorrer aos fast foods e ultraprocessados. 

Comece fazendo uns belos e gostosos temakis, e quando menos perceber vai estar fazendo vários preparos de várias culturas, ampliando as opções do seu cardápio e as sensações do seu paladar.

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: