Cervejas de inverno e harmonizações

Publicada em: 06/06/2016 18:13

A gastronomia, assim como vários setores do lazer,  sempre acompanhou de perto o clima. Quando está quente, queremos nos refrescar, quando está frio, algo que nos dê uma sensação de conforto e calor. Quando o assunto é o frio do inverno, pratos como o fondue, sopas, e massas aparecem mais, junto com o vinho. Porém não é só de vinho que se faz um inverno aconchegante.

Em alguns casos é melhor tomar uma cerveja. Diferente do que alguns podem pensar, nem todas as cervejas devem ser tomadas “trincando”, na verdade, a maior parte dos estilos se toma a mais de 10ºC e alguns até mais quentes. Isso depende do teor alcoólico e corpo dessas bebidas, que podem ser perfeitas para um jantar hamornizado de inverno.

Por isso, o CyberCook trouxe alguns estilos de cerveja que harmonizam muito bem com os pratos e com o frio em si. Confira:

Bock

Cerveja de baixa fermentação e alto teor alcoólico, que varia de 6% a 14%. Originária da cidade de Einbeck, na Alemanha, é caracterizada por aromas presentes de malte caramelo e toffee (como a bala) e algum toque de fermentação. Mesmo com corpo médio-alto, é comum encontrar rótulos que colocam chocolate, pimenta e café, aromas que combinam com o inverno. 

Harmonize com pratos de sabor acentuado, como salsichas com mostarda, goulash, filé assado ou pratos com carne em geral. As Bock mais doces também são ótimas para acompanhar algumas sobremesas, como brownie de chocolate.

Bock

Imperial Stout

De fermentação alta, com teor alcoólico entre 8% e 12%, esse estilo tem variações de acordo com o país de onde vem, o que não muda é o corpo, teor alcoólico alto e os aromas predominantes de chocolate, café e em alguns raros casos, fumaça. As inglesas são mais secas e equilibradas, mesmo que bem fortes, e são as que mais indicamos para harmonizar com pratos de queijos fortes como filé ao gorgonzola. Já as americanas extrapolam em corpo, dulçor, amargor e teor alcoólico, chegando em um equilíbrio imponente. Existe até uma vertente recente que são as Pastry Imperial Stout, cervejas de sobremesa que por si só valem a etapa final do jantar, mas que ainda assim harmonizam bem demais com trufas, por exemplo.

Stout

Barley Wine

Se tem “Wine” no nome, não deveria ser vinho? Sim, esse estilo de cerveja originalmente inglês era considerado um vinho de cevada pelo seu corpo e teor alcoólico. Também mantendo teor alcoólico entre 8 e 12%, esse estilo traz aromas deliciosos de malte toffee, equilibrado com um presente toque acastanhado e uma sensação licorosa como o Xerez, um tipo de vinho fortificado espanhol. 

As barley wines são sensacionais com o nosso tradicional pudim e outras sobremesas cremosas, mas vai muito bem também com carnes de caça como pato, cordeiro e etc.

Quadruppel

Quadruppel é um estilo belga de cervejas que assim como os outros dessa lista tem teor alcoólico por volta de 10% e corpo elevado. Como as ideias de cervejas belgas são bem mais inusitadas, essas bebidas exibem aromas de frutas escuras e passas junto com um dulçor considerável que se sobrepõem ao maltado escuro, também doce. É muito comum nas cervejas belgas o uso de açúcar de beterraba, o famoso candy sugar.

Em termos de harmonização, doces com caldas escuras como um manjar ou uma panna cotta caem muito bem.

Gostou das dicas? Aproveite as baixas temperaturas e experimente as cervejas de inverno!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: