Comidinhas da sorte pro Ano Novo

Publicada em: 24/05/2016 17:39

As celebrações de fim ano aqui no Brasil são recheadas de superstições que visam em sua maioria, prosperidade e boa sorte.

Os pequenos rituais de virada de ano, como pular 7 ondinhas, usar cueca ou calcinha amarela para ganhar dinheiro ou mesmo roupa branca buscando paz, são algumas das técnicas que servem para trazer esperança de que o melhor está por vir.

Na cozinha não é muito diferente, pois temos pratos típicos da data que servem como símbolo de boa sorte para o ano que se inicia, mas que também são deliciosos.

Então, vem aprender essas receitas que prometem te ajudar a começar o novo ano com o pé direito.

Boa leitura.

Tradições que passam de ano

Não importa a sua idade, credo ou religião, as superstições são algo muito cultural por aqui, que já está enraizada no nosso dia a dia, afinal, não importa se você acredita ou não, fato é que não custa tentar buscar no divino um fio de esperança de melhora.

Por isso, separamos 4 pratos daqueles cheio de simbologia para um não novo cheio de boa fortuna.

Bacalhoada ao Forno

Bacalhoada ao Forno

Os peixes são associados a vários símbolos positivos, como o fato de estarem sempre andando para frente e também por serem considerados seres purificados.

Também são associados à prosperidade, pois segundo a passagem bíblica, foi um dos alimentos que Jesus multiplicou para alimentar as multidões.

Por isso, já que é para ter peixe na ceia, nada melhor que essa bacalhoada ao forno que é simplesmente espetacular.

Sorte de quem vai ter uma delícia dessas na sua ceia de réveillon.

Veja a receita completa aqui

Lentilha com Curry e Maçã

Lentilha com Curry e Maçã

Comer uma colher de lentilha na virada de ano é uma superstição que muitos já conhecem e fazem.

Sua associação com a prosperidade e fartura é milenar, já que desde o início da consolidação do povo hebreu, a lentilha já era o grão mais consumido, sendo base alimentar dos judeus por muitos anos, inclusive para comprar a herança, como na história de Esaú e Jacó.

Por isso, para ter esse símbolo de sorte na sua ceia, aposte nesse preparo incrível de lentilha ensopada com curry e maçã, que harmoniza perfeitamente neste prato saboroso de dar água na boca.

Veja a receita completa aqui

Mousse com Calda de Romã

Mousse com Calda de Romã

A associação da romã também é com a prosperidade, pois é uma fruta que tem muitas sementes, inclusive tem superstições de passar a virada com 12 sementes dela no bolso, simbolizando boa sorte para os 12 meses que virão.

A receita para usar a romã é essa bela mousse com a calda da fruta, cujo sabor mais ácido vai equilibrar perfeitamente com a massa docinha.

Veja a receita completa aqui

Docinhos de Castanha

Docinhos de Castanha

Frutas secas e castanhas são muito presentes na culinária de fim de ano, pois estão no panetone, no salpicão e até nas sobremesas.

Isso porque estão simbolizando momentos mais doces e fortuitos, pavimentando um sentimento de esperança para o ano seguinte.

Para aproveitar o máximo desses ingredientes, nossa sugestão são esses docinhos de castanha do pará com leite condensado, pois tem a crocância com o dulçor, e ainda uma carga extra de boa sorte para o novo ano.

Veja a receita completa aqui

Sorte é comer bem

Todas essas receitas, independente de qual seja a sua crença, têm a função de serem pontos para atrair pensamentos positivos para a sua ceia de réveillon.

Principalmente após um ano tão difícil, acreditar que o próximo ano pode ser melhor, já traz um acalento aos nossos corações, no entanto, se pudermos fazer isso comendo bem, melhor ainda.

Por isso, faça esses ótimos pratos para servir na sua ceia de réveillon e que todos possam ficar satisfeitos e renovar seus votos de um futuro melhor.

Boas festas.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: