Como escolher o fogão certo para sua cozinha!

Publicada em: 24/05/2016 14:24

Com uma enorme variedade de marcas e tipos de fogão existentes no mercado, muitas dúvidas podem surgir na hora de planejar sua cozinha, ou quando precisa trocar o equipamento. Por isso fizemos um guia rápido para você escolher o fogão certo, de forma a atender suas necessidades e habilidades!

Cooktop, fogão elétrico, à gás, à lenha, fogão de piso ou embutido. Existem muitas opções mas cada uma delas atende a um estilo de cozinha e necessidade.

O cooktop é um equipamento mais estiloso, podendo ser à gás ou elétrico, porém seu preço é um pouquinho mais salgado, outro fato é que o cooktop não inclui o forno nem o preço da instalação. Geralmente são utilizados em cozinhas planejadas, podendo ser de uma, duas ou até seis bocas!

Existe um questionamento entre qual tipo de fogão é melhor, o elétrico ou à gás. O fogão a gás de piso que geralmente já vem junto com o forno que é um pouco mais lento mas ao mesmo tempo é mais econômico.

Já os fogões elétricos são mais práticos e seguros, considerando que você consegue controlar melhor a temperatura do forno, mas muitas pessoas reclamam que a superfície de cocção não é muito eficiente. Outro problema é o alto consumo de energia que pode pesar um pouco na conta de luz no fim do mês.


Fogão elétrico embutido

O forno à lenha apesar de não ser tão utilizado hoje em dia, pode ser ideal para compor uma cozinha temática, no estilo colonial ou retro. A comida feita nesse tipo de fogão fica muito mais saborosa, mas você vai precisar do dobro de tempo para preparar suas refeições!

Fizemos uma listinha com algumas perguntas que vão te ajudar na hora de você comprar seu fogão. Vamos lá!

Primeiro, qual é o espaço disponível para o fogão? É preciso conhecer o ambiente e o fluxo da sua cozinha antes de comprar seu equipamento, pois além de projetar o espaço para a instalação do fogão ou cooktop, ele precisa estar perto da bancada de preparo facilitando o cozimento dos alimentos e a organização na sua cozinha.

Com que frequência vou utilizar o fogão e pra quantas pessoas vou cozinha? Antes de adquirir seu produto você precisa levar em consideração quantas pessoas moram na casa e com qual frequência são preparadas refeições. Se for uma família grande opte por um fogão com cinco ou seis bocas que acomode panelas maiores, se você mora sozinha ou em casal, opte por um fogão menor ou um cooktop de 3 ou 4 bocas aliado a um forninho elétrico!

Terceiro, é de fácil manutenção? É muito importante que o equipamento seja fácil de higienizar e que você tenha certeza de que as peças são fáceis de serem trocadas caso tenha necessidade.

Por último, com qual frequência o forno será utilizado? Essa pergunta é crucial na hora de escolher o seu fogão. Uma casa de solteiros que raramente cozinham por exemplo, dispensa a necessidade de um forno, diferente de uma grande família que tem refeições fartas e elaboradas ou aqueles que adoram receber os amigos em casa, um forno com maior capacidade e recursos será um importante aliado!

Esperamos que esse guia ajude você na hora de comprar seu próximo fogão!

 

Fotos: Reprodução - Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: