Cultivando temperos e brotos em casa!

Publicada em: 24/05/2016 15:56

O cultivo de hortaliças a partir de sementes é super bacana, agora cultivá-las a partir das sobras como talos e raízes, que você normalmente jogaria fora, é genial! Além de economizar um dinheirinho, você vai ver como é fácil ter temperos frescos à sua disposição, quando precisar.

Outra ideia interessante é germinar grãos e leguminosas. Os brotos servem para enriquecer saladas, sanduíches, sucos, molhos e outras preparações. Uma opção saborosa e extremamente nutritiva, devido a alta concentração de nutrientes e sais minerais!

Cebolinha

Quando usamos a cebolinha, normalmente descartamos a parte branca. O que muitos não sabem é que a partir desse talo pode-se germinar novas plantas. Basta colocar os talos em um copo com água, o suficiente para cobrir a raiz, e dentro de alguns dias você terá cebolinhas frescas para uso! Não esqueça de trocar a água e deixa em um lugar exposto ao sol.

Manjericão

Manjericão é sempre bom ter na dispensa, melhor ainda se for fresco e direto do pé! Para plantar ele, basta pegar alguns ramos do maço fresco ou da hortinha de alguma amiga sua. Coloque em um copo com água e deixe em um local exposto ao sol, só não esqueça de trocar a água. Em alguns dias começaram a surgir algumas raízes, sinal de que já é hora de botar no vasinho e deixá-lo crescer!

Alecrim

Do mesmo jeito que fez com o manjericão, você vai destacar alguns ramos e colocá-los em um copo com água. Depois que as raízes começarem a aparecer, transfira para um vaso com uma mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. O alecrim não gosta de muita água então não precisa regar todos os dias, mas lembre-se de deixar em um local arejado e que tome bastante sol. Essa técnica serve para outros temperos, como salsinha, coentro e hortelã.

Broto de Alho

Aqui infelizmente não vamos ter novos bulbos de alho, mas você pode utilizar os brotos para temperar carnes, aves assim como guacamole e hommus ou simplesmente para enfeitar pratos. Para germinar, basta destacar os dentes de alho e coloca-los em um recipiente com água. Deixe em um local exposto ao sol, e troque a água a cada 2 dias.

Broto de Lentilha

Grãos e leguminosas germinadas são extremamente saudáveis e vão dar um gosto diferente para suas refeições, além de serem super fáceis de fazer. Comece deixando as lentinhas de molho e totalmente submersas de um dia para outro (8-12horas). No dia seguinte, com o auxílio de gaze ou uma peneira, escorra e coloque em um recipiente um pouco maior.

Cubra com a gaze ou um pano onde permita a passagem de oxigênio, e reserve em um local arejado e protegido do sol. O objetivo é deixa-las sempre úmidas para que germinem, então pelo menos duas vezes ao dia enxague, escorra e reserve. Você vai repetir esse processo por uns dois dias até que elas começem a germinar, assim que aparecerem os primeiros brotinhos já estão boas para uso! Bom apetite.

E ai, gostaram dessas dicas? Conte pra gente o que achou, e compartilhe com os amigos e familiares!

 

Fotos: Reprodução - Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: