Como fazer com que os alimentos durem mais

Publicada em: 04/01/2020 21:00

Desperdiçar comida não dá, ainda mais em tempos de confinamento, onde devemos evitar ao máximo as idas ao supermercado. Por isso, é importante termos artimanhas para manter os alimentos conservados por mais tempo, até para que conservem seus nutrientes e texturas e fiquem mais saborosos na hora do preparo.

Dicas valiosas para os alimentos

Por isso, juntamos aqui algumas dicas e técnicas básicas para você fazer em casa e conservar seus alimentos com qualidade e por muito mais tempo.

Boa leitura.

Faça molho de tomate caseiro e guarde na geladeira com a tampa para baixo

Esse processo simples evita a proliferação de fungos que se formam ali entre a tampa e o conteúdo, então quando armazenado para baixo evita essa propagação. Tampe bem, se possível naqueles potes hermeticamente vedados para não ter molho escorrendo pela sua geladeira e use o quanto antes para aproveitar todo frescor e sabor.

Separe as bananas do cacho

A banana é uma fruta versátil e prática, mas acabamos evitando comprar muito pois da noite pro dia elas estragam. Uma dica boa é separar suas bananas do cacho, assim elas duram mais tempo.
Outra técnica é colocar papel alumínio na ponta do cacho, bem ali onde as frutas se encontram, isso ajuda diminuir a incidência de luz no local, que é uma das causas do apodrecimento da banana.

Coloque um pedaço de toalha de papel sobre as folhas de alface antes de guardar na geladeira para mantê-las fresquinhas ao longo da semana

A umidade é um grande vilão para vários alimentos, tenha isso em mente  principalmente para as folhas, então sempre que comprar aquele belo e verde maço de alface, lave as folhas como de costume, seque-as o máximo possível e coloque o papel toalha entre elas para dispersar a umidade e fazer com que durarem mais. 

Ah, é importante também colocar as folhas na gaveta da geladeira que é própria para vegetais, onde a temperatura é mais amena.

Armazene cebola e alho em sacos de papel furados com a ajuda de um furador de papel

Fazer uma pasta de alho e de cebola também é uma ótima forma de fazer durar mais e deixar prático de usar, além de ser super fácil de fazer. Se você armazenar em potes de vidro bem fechados terá isso prontinho para usar por muito tempo. 

Já a ideia de guardar nos sacos de papel furados é controlar a movimentação do ar e proteger da umidade ajudando esses alimentos a durarem mais.

Armazene cebola e alho

Não segure o queijo diretamente enquanto o corta. Use sempre a ajuda de um plástico

Mesmo lavando bem as mãos o contato com germes é inevitável, evite passá-los ao queijo se pretende utilizá-lo ao longo de vários dias. Principalmente a mussarela que é muito sensível e tem bastante gordura, que favorece a propagação desses germes, mesmo na geladeira. Use o plástico para não ter contato direto e se possível feche bem o queijo antes de guardá-lo novamente na geladeira

Congele cebolinha verde picada dentro de uma garrafa pet

Isso evita que o frio queime as folhas. Potes plásticos de material semelhante ao PET também servem, podem ser encontrados facilmente e custam muito pouco, vale a pena o investimento para manter suas ervas frescas por mais tempo.

Congele cebolinha verde picada dentro de uma garrafa pet

Conserve suas ervas frescas na geladeira com um saco plástico preso por elástico

Novamente o vilão aqui é a umidade, e as ervas quanto mais frescas mais aromáticas são. 

Hoje em dia é possível você plantar ervas em vasinhos em casa mesmo, sem ocupar muito espaço. Isso pode ser uma ótima forma de ter esses condimentos sempre frescos para usar.

Asse as castanhas assim que comprar e guarde-as no freezer

Isso cria uma proteção térmica para as oleaginosas preservando-as por muito mais tempo. Potes hermeticamente fechados também ajudam nesse ponto pois diminuem o contato direto com o ar, desacelerando a propagação de germes e bactérias.

Reutilize garrafas pet para fechar seus sacos plásticos

Mais uma tática na luta contra umidade, você deve secar bem as garrafas antes de usá-las, assim você fecha bem seus sacos plásticos protegendo os alimentos ali contidos por muito mais tempo.

Conserve o gengibre no freezer

Dura mais e fica mais fácil para descascar, isso vale para cebola também. Aproveitando, o gengibre é muito versátil e pode realçar o sabor de várias receitas ( como dura bastante vale a pena ter em casa), experimente.

Conserve o gengibre no freezer

Essas são 10 dicas práticas que você pode começar a implementar agora mesmo na sua casa para fazer seus alimentos durarem mais. Todos esses são hábitos que aos poucos você vai incorporando no seu dia-a-dia e aliados a um consumo mais consciente dos alimentos, te ajuda a economizar nas compras e evitar desperdício.

Hoje no mercado existem opções como embaladoras a vácuo que conservam ainda mais os alimentos ou até pratos inteiros e podem ir direto ao banho maria, o que é de uma praticidade incrível. Os principais vilões da comida são os germes e bactérias que estão presentes no ar e nas nossas mãos, e também a umidade e o oxigênio que propiciam a proliferação destes agentes, sendo assim, embalar a vácuo protege seus alimentos de tudo isso por mais tempo.

Contudo, esse é um passo além, mas só de você focar em aplicar as 10 dicas acima, usando as coisas que você tem aí na sua casa, já será o suficiente para fazer seus alimentos durarem bem mais, evitar o desperdício e de quebra economizar uma grana com as compras.

Nesses tempos de pandemia, uma das grandes lições que devemos aprender é viver com o essencial, e isso na cozinha é fundamental, então preservar os alimentos e aproveitá-los ao máximo são duas ótimas formas de colaborar para um mundo melhor e ter uma vida mais consciente e plena.

Aproveite para conhecer e baixar nosso ebook sobre como reaproveitar melhor os alimentos. Baixe já que é de graça.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: