Categorias
Cardápios

Camembert x brie

Os queijos brie e camembert são os exemplos mais conhecidos de queijos de pasta mole e crosta branca, porém a maioria das pessoas não sabe distinguir um do outro, enquanto na verdade cada um possui características bem distintas.

O queijo brie é um dos queijos mais consagrados no Brasil e no mundo, ele foi proclamado como “O Rei dos Queijos” durante o Congresso de Viena de 1815. É um queijo de sabor suave, porém marcante e refinado, com uma textura macia e aroma muito agradável. É feito com leite de vaca, o tempo de maturação é de no mínimo quatro semanas.

Brie de Meaux

Desde 1980, tem o selo de Apelação de Origem Protegida (A.O.P.) nos Brie de Meaux, Brie de Nangis e Brie de Melun. Foto: Reprodução – Pinterest

O queijo camembert também é um queijo de origem francesa, mas diferente do Brie ele provém da região da Normandia, originário do vilarejo de Camembert. Assim como o brie, ele possui uma pasta mole e crosta branca, possui casca aveludada com estrias alaranjadas, massa carnuda e amanteigada de cor palha amarelada.


Desde 1983, o camembert da Normandia tem o selo A.O.P. Tanto o sabor quanto o aroma se intensificam com o tempo. Foto: Reprodução – Pinterest

A diferença entre ele e o brie é a origem da matéria prima, que no caso do camembert provém de vacas normanda, dando um aroma característico de cogumelos e sabor com notas de nozes. Outra diferença é o tempo de maturação que pode variar de duas a oito semanas.

Separamos algumas receitas com os dois tipos de queijo, para que você possa degustar e sentir a diferença na prática!

Carré de Cordeiro ao Romero com Risoto de Brie e Damasco

Essa é uma receita deliciosa, perfeita para uma ocasião especial ou um jantar romântico. Você pode ainda trocar o cordeiro por um medalhão de filé mignon.

Veja a receita aqui! Foto: Reprodução – CyberCook

Faggotini di Camembert

Essa receita de massa é uma opção leve e saborosa, perfeita acompanhada de um bom vinho.

Veja a receita aqui!

Foto: Reprodução – CyberCook

Gostaram das dicas, então compartilhe com as amigas e amigos!