1

Feijão

Feijão

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Esta receita serve para qualquer tipo de feijão. No caso, utilizamos o Feijão Preto, que é o mais consumido no Brasil.

Ingredientes (7)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • 1. 1 - Escolha o feijão, retirando todos os que estejam quebrados, murchos, secos, enrugados e as pedras, que infelizmente, costumam vir junto, às vezes, dependendo da procedência do grão. É que o feijão é seco, nas fazendas em um terreiro, às vezes, um simples pedaço de chão batido.
  • 2. 2 - Lave bem (umas duas ou três vezes, até a água sair limpa) e coloque-o de molho em água que o cubra, de um dia para o outro. Esse passo é importante, principalmente quando o feijão estiver mais velho e mais duro, pois vai amolecê-lo e você economizará tempo no cozimento.
  • 3. 3 - Leve o feijão ao fogo em panela de pressão, com a folha de louro e água (o suficiente que cubra) por cerca de 30 minutos. Esse tempo pode variar, dependendo do tipo e do tempo de colheita do feijão. Se não tiver panela de pressão, este tempo pode chegar a duas horas. Abra a panela com cuidado. O feijão deverá estar bem macio, alguns grãos já se abrindo.
  • 4. 4 - Leve uma panela ao fogo. Quando aquecer, coloque o óleo. Junte a cebola e o alho picados e refogue, até que a cebola esteja transparente.
  • 5. 5 - Acrescente umas 2 xícaras do feijão já cozido, sem o caldo. Refogue-o e esprema-o com o auxílio de uma colher. Este processo fará com que o caldo engrosse mais.
  • 6. 6 - Junte umas 2 xícaras do caldo do cozimento, salgue e deixe ferver, até que esteja quase seco. Junte, então, uma xícara de água e deixe ferver mais um pouco. Este é um truque que faz com que o caldo fique mais grosso. Quando estiver na densidade que aprecia, misture ao restante do feijão cozido e estará pronto.

Tempo de preparo:
Rendimento: 6 porções

Comentários (23)

Não posso congelar o feijão já temperado? Sei que temperar na hora fica muito mais gostoso. Mas pensando na praticidade, sempre congelo em potinhos.

Claro que pode, Jaqueline. Abs, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

nao consigo mais ficar sem essas receitas elas sao realmente gostosas e praticas. parabens!

esse site e muito bom pra quem ainda nao sabe fazer aquela comida boa que nem eu

bom

Gostei da receita.

Consultei o site na busca por uma receita prática e achei bem interessante os comentários sobre a origem dos ingredientes e explicações sobre procedimentos rotineiros tais como escolher o feijão para separar as impurezas. Muitos cozinheiros agem assim há décadas mas nunca se perguntaram porque o feijão contém impurezas. E a linguagem utilizada nas receitas é bastante didática. Parabéns aos idealizadores.

Minha maneira de fazer feijão é parecida com essa,diferente disso é o espinafre que cozinho junto. Quando não tenho espinafre coloco cenoura ou beterraba, fica show!!!!

Faço o feijão colocando carne junto para cozinhar, acho que fica um pouco diferente.

MUITO BOA ESSA RECEITA

ACCRESCENTE UM POUCO DE BACON BEM FRITINHO E COMA COM ARROZ BRANCO,PEDAÇOS DE FRANGO FRITO TEMPERADO COM ALHO, SAL, PIMENTA DO REINO E LIMÃO. EXPERIMENTE.

Amei a receita...ficou uma delicia!

Já fiz feijao assim, mas gosto com mais ingredientes. Minha mulher faz assim; 2 xicaras de feijao cozido, bacon a gosto, 1 cebola pequena picadinha, 2 dentes de alho amassados, meia xicara de pimentao picado, meio tomate picado, uma colher de sopa de salsinha e cebolinha, sal a gosto e uma pitada de pimenta. Frite o bacon sem óleo, coloque a cebola, o alho, o pimentao e o tomate, refogue e em seguida coloque o feijao com caldo e deixe engrossar. Acrescente o sal e o cheiro verde, bom apetite!

Que delícia!

Eu tbm sou marinheiro de primeira viagem, quero aprender a cozinhar e adorei as dicas, se der certo pode deixar q eu vou fala muito bem...

EXCELENTE ESTA RECEITA

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: