10 alimentos que você nem imagina onde surgiram!

Publicada em: 27/10/2016 15:50

Pão francês é da França e macarrão, da Itália. Tá errado? Pára tudo então! Pois é, alguns alimentos, ao longo dos anos, foram perdendo suas origens para se incorporar a outras culturas. Prepare-se para fortes emoções: se você achava que sabia tudo sobre a origem dos alimentos, se enganou!

1. French Fries (Batata Frita)

Suposta origem:França

Verdadeira origem:Bélgica

Os americanos chamam essa maravilha da natureza de “fries” e os ingleses, de “chips”. Porém, quem as inventou foram os belgas. Reza a lenda que eles costumavam fritar pequenos peixes e, quando não os tinham, usavam pequenas batatas.

2. Pão francês, pão de sal, média…

Suposta origem: por dedução, a França, claro! Aliás, ou o francês gosta de tomar crédito de grandes obras culinárias ou o mundo do marketing deve realmente acreditar que ao relacionar com a França, o nome do prato soará mais saboroso...

Verdadeira origem:Itália

Mesmo sendo populares na França, pesquisadores apontam que um livro de receitas romano do século IV mostra evidências de que o pão francês pode ser, na verdade, italiano. E o pão italiano, será que é francês?? =O Fica a dúvida...

3. Nachos

Suposta origem: México

Verdadeira origem:México

É, os nachos foram inventados pelos mexicanos sim, porém para satisfazer o apetite de turistas americanos no país (e haja apetite, não?). O homem que os inventou chamava-se “Ignacio”, e no espanhol, lê-se “Iguinatio”. Daí a origem do nome. Tchãrã!

4. Espaguete com Almôndegas

Suposta origem: Itália

Verdadeira origem:América do Norte

A famosa refeição do filme “A Dama e o Vagabundo”, acontece em um restaurante italiano, à luz de velas, todo aquele romance no ar, música ao vivo...Mas parou por aí! Esse prato, na verdade, tem origem nos imigrantes da América do Norte. Ou seja, não vá à Itália esperando encontrar espaguete com almôndegas nos menus das cantinas! #ficadica

5. Croissant

Suposta origem: França né, por que não?

Verdadeira origem:Áustria

Desculpem pela decepção novamente, mas não é da França. Todo mundo pensa e pronuncia esse nome em francês, porém, embora existam muitas histórias conflitantes sobre sua existência, acredita-se que foi feito por um austríaco. E agora né? Coisas da vida! =D

6. Sanduíches

Suposta origem: Inglaterra

Verdadeira origem: Inglaterra (mas antes de passar pro próximo item, leia a historinha abaixo!)

Bom, vamos lá! Era uma vez um senhor chamado John Montagu, mais conhecido como o “Quarto Conde do Sanduíche”, conhecido pela incrível capacidade de colocar queijo e carne dentro de um pedaço de pão (realmente, isso deve precisar de muita prática, né? ok, vamos prosseguir).

Porém, contudo, todavia, o tal senhor conde não passava de uma enganação, pois essa “obra prima” que ele produzia, chamada sanduíche, já era consumido no mundo ocidental há pelo menos 1.000 anos antes do seu nascimento.

7. Sushi

Suposta origem: Japão

Verdadeira origem:Japão

Calma, o mundo não está perdido! O sushi é do Japão mesmo. (ufa!). Entretanto, grande parte dos ocidentais relacionam comida japonesa única e exclusivamente a sushi, quando na verdade essa iguaria não é tão popular no Japão, sendo servida apenas em eventos importantes.

8. Pastéis Dinamarqueses

Suposta origem: deixa eu pensar…Dinamarca? =D

Verdadeira origem:Áustria

Os primeiros pastéis dinamarqueses (que na verdade têm formato de pão) foram feitos por uma pessoa de Viena, na Áustria. Com o tempo, esses doces foram sendo incorporados à cultura alimentar da Dinamarca e hoje são super famosos no país.

9. Macarrão

Suposta origem: Itália

Verdadeira origem:China

O que acreditávamos ser um sinônimo de Itália juntamente com a pizza, caiu por terra! Um registro histórico levou pesquisadores a afirmar que o macarrão espaguete foi experimentado primeiro pelos chineses, há 7.000 anos atrás. Mesmo assim continua sendo uma delícia, afinal, o que seriam dos domingos e viagens com os amigos sem ele? <3

10. Biscoitos da sorte

Suposta origem: China

Verdadeira origem:Japão

Esses deliciosos biscoitinhos que misteriosamente surgem ao final de uma refeição em um restaurante chinês não foram criados na China (oi?). Uma pesquisa sugere que um japonês foi o inventor dessas delícias proféticas. Bom, no Brasil diversos pratos da cozinha chinesa são servidos nos restaurantes japoneses, então tá tudo em casa, né? ;)

 

Por Gabriela Malheiros | Chef de Cozinha CyberCook

Fotos: Reprodução - CyberCook / Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: