1

A polêmica da larva no feijão

Muito se falou nos últimos dias sobre a presença de larvas no feijão, depois de circular na internet que 10 pessoas morreram em decorrência de diarréia causada pelo alimento em um hospital de São Paulo.

Essas "larvas", na verdade, são o gérmen do feijão, estrutura comum aos grãos em geral, o qual permite que novos feijões sejam gerados a partir dele.

Com a estiagem que afetou diversas regiões do país, por não receberem a quantidade devida de água do solo, uma safra de feijões tinha grãos mais secos, que quando cozidos germinavam esse embrião.

Esse por sua vez, quando transformado em broto, dá a impressão de que larvas estão saindo do grão, conforme a imagem abaixo:


Fonte: Google

Lembra quando você era criança e plantava feijão no algodão? É a mesma história! (:

O coitado do feijão já foi associado a outra polêmica em 2013, de que pessoas estariam contraindo doença de Chagas ao consumir o alimento. Esse tipo de movimento ocorre com bastante frequência, e não somente relacionado a alimentos. Entretanto, vale pesquisar um pouco mais antes de "abraçar" qualquer ideia, ainda mais porque hoje a internet nos dá essa possibilidade.

Os feijões podem ter alguns bichinhos sim, os chamados carunchos, que fazem furos nesses, mas basta realizar o processo de catação, separando os grãos aproveitáveis dos não, para depois cozinhar.

Além disso, contaminações por alimentos em geral ocorrem após a ingestão de toxinas produzidas por bactérias ou fungos presentes nos alimentos, como o caso de uma salada de maionese estragada, por exemplo.

E de acordo com o médico nutrólogo Carlos Alberto Nogueira, diretor da Associação Brasileria de Nutrologia (Abran), ingerimos larvinhas de goiaba a vida inteira e não acontece nada, pois uma vez mastigada e engolida, ela acaba virando comida também. Meio estranho, mas é mais comum do que pensamos.

Então, não há motivos pra pânico! Feijão é bom, saudável, e pode ser comido à vontade!

Por Gabriela Malheiros | Chef de Cozinha CyberCook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: