1

Bacalhau à Gomes de Sá

Bacalhau à Gomes de Sá

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita originária de Portugal

Ingredientes (15)

Ingredientes


Cobertura


Creme


Preparo

Ingredientes

  • 1. Coloque, o bacalhau de molho na véspera; no dia seguinte, dê uma fervura rápida, limpe e desfie. Reserve.
  • 2. Corte as batatas em cubos de aproximadamente 1 cm de espessura, cozinhe um pouco, escorra, depois frite até quase dourar, mas não muito, reserve.
  • 3. Doure a cebola ralada numa panela grande com azeite e adicione o bacalhau desfiado, as azeitonas e deixe refogar.

Cobertura

  • 1. Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Espalhe por cima do bacalhau um pouco de margarina e as claras em neve, regularizando a camada com uma espátula ou faca.
  • 2. Distribua algumas azeitonas para enfeitar e por último polvilhe a farinha de rosca por cima de tudo.
  • 3. Leve ao forno quente até dourar - aproximadamente 20 minutos.

Creme

  • 1. Junte ao leite,a farinha de trigo,a margarina, uma pitada de sal, leve tudo ao fogo e mexa bem até engrossar em ponto de mingau.
  • 2. Retire do fogo e adicione o creme de leite com soro e mexa até homogenizar, acrescente a batata frita e o bacalhau refogado ao creme. Misture tudo suavemente e coloque numa travessa.

Tempo de preparo:
Rendimento: 8 porções

Comentários (8)

Adorei essa receita e a bacalhoada, fizemos as duas!Muito gostosas. Recomendo.

Esta receita minha fazia há 40 anos, sem falta, no Natal e na Páscoa, para nossa familia, de uns quinze anos para cá eu assumi o posto e venho fazendo, é sempre um sucesso, até quem não gosta de bacalhau come e adora. O interessante é como minha mão pegou essa receita, foi através da novela, com o ator Sérgio Cardoso, que fazia o papel de um portugês na novela "Antonio Maria" de 1969, e lá pelas tantas ele diz que bacalhau era o Gomes de Sá, e disse mais ou menos assim, a uma personagem com quem contracenva, pegue papel e lápis e anote a receita, todas as telespectadoras anotaram ele lentamente foi ditando os ingredientes e como fazê-lo, sucesso até hoje.

Super fácil de fazer, além de deliciosa, já experimentei a receita em um restaurante potuguês em SP, mas essa com certeza é muito mais saborosa.

Imprimi a receita que foi feita pela minha mãe e minha madrinha. Foi feita em um almoço de família! Aprovada com louvor por unanimidade! Dez! Show de bola!

É um prato muito gostoso, fácil de fazer e muito delicioso. Parebéns!

Um prato simples, fácil de preparar, mas de excelente resultado. Uma delícia!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: