Início

Receitas

Bolos

Bolo de Abacaxi com Creme de Baunilha

Bolo de Abacaxi com Creme de Baunilha

vegetariana

0

Tempo de preparo

2h31

Porção

30 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,93

Informação nutricional

Valor nutricional

182,36 kcal

Vilma Cacciaguerra

Receita enviada por Vilma Cacciaguerra

Em 18/10/2001

Massa

Recheio

Cobertura

Massa

  • 1. Asse em duas assadeiras de tamanho grande. Depois de assado, espere amornar e desenforme. O bolo que ficará por baixo, deve ser levemente escavado com uma faquinha formando uma pequena depressão, para que o creme do recheio fique melhor depositado, não escorrendo pelas laterais. Cuidado para deixar as laterais e o fundo desse bolo escavado a espessura mínima de um dedo.

Recheio

  • 1. Creme de Baunilha: Bata no liqüidificador o ovo com o leite, o amido e o açúcar. Leve ao fogo mexendo sempre. Quando engrossar, desligue o fogo e junte a manteiga e a baunilha. Se o creme ficar com consistência de mingau grosso, junte um pouco mais de leite e volte ao fogo para ferver mexendo bem. A consistência deve ser a de um mingua ralo, caso contrário o bolo fica muito seco. Mexa até esfriar completamente (para não formar uma crosta sobre a superfície). Reserve.

  • 2. Abacaxi Cozido: Pique a polpa do abacaxi em pedaços não muito pequenos e coloque em uma panela. Leve ao fogo para cozinhar, até ficar quase seco (cuidado para não cozinhar demais). Junte algumas colheradas de açúcar (a quantidade varia de acordo com a acidez da fruta, mas a idéia é colocar o mínimo possível). Deixe ferver por alguns minutos. Quando formar uma calda, escorra bem e reserve-a para molhar o bolo. Volte o abacaxi ao fogo durante mais dois ou três minutos para secar mais um pouco. Cuidado para não cozinhar o abacaxi demais. Ele deve ficar cozido, mas firme, com cor amarelo-brilhante. Reserve.

Cobertura

  • 1. Coloque as caixinhas de creme de leite ( própria para fazer chantilly) no congelador ou freezer, para que fique bem gelado (não deixe congelar). Depois, coloque na tigela da batedeira e junte os demais ingredientes. Bata até ficar encorpado, numa consistência mais suave que a de suspiro (deve ficar úmido para ajudar a umidecer a parte de cima do bolo, mas firme o suficiente para ficar como cobertura).

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários
rosemeire

rosemeire

20/04/2013

gostei da receita do creme para recheio

malu

malu

21/08/2011

Achei muito fácil e boa. Obrigada.