1

Bolo de Chocolate com Recheio de Damasco e Glacê Real

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (19)

Ingredientes


Recheio


Cobertura


Glacê


Preparo

Ingredientes

  • 1. Ligue o forno bem baixinho.
  • 2. Dissolva o chocolate na água fervendo.
  • 3. Bata os ovos rapidamente como para um omelete, acrescente a baunilha e mais ou menos um quarto do chocolate já frio.
  • 4. Em uma tigela grande coloque os ingredientes secos, e sem parar de bater, junte o chocolate, a manteiga bem mole, e por fim a mistura com os ovos.
  • 5. Bata até a massa ficar com uma consistência encorpada, mais ou menos meio minuto.
  • 6. Asse em uma fôrma redonda, dessas com o fundo solto, untada, com o fundo forrado com papel manteiga untado, e polvilhada com farinha de trigo.
  • 7. O bolo está pronto quando um palito espetado no centro da massa sair seco.

Recheio

  • 1. Cozinhe os damascos no suco de laranja até ficarem macios. Escorra, mas reserve a água.
  • 2. Bata os damascos com o açúcar no processador de alimentos, ou no liquidificador .
  • 3. Se o purê ficar muito seco, acrescente um pouco da água separada. Prove, algumas pessoas gostam do recheio mais doce, nesse caso acrescente mais açúcar. Mas não exagere.
  • 4. O recheio pode ser preparado na véspera e guardado na geladeira.

Cobertura

  • Derreta o chocolate com a margarina, deixe esfriar até que o ponto fique espesso o suficiente para ser espalhado com uma espátula.

Glacê

  • 1. Bata em uma tigela grande todos os ingredientes até conseguir com uma colher formar picos muito duros. Deve levar em torno de cinco a oito minutos com a batedeira. Se não formar os picos firmes de clara siga batendo e teste mais algumas vezes. Preprare um funil, um canudinho, com papel manteiga. Corte um pedaço quadrado de papel manteiga, com 20 cm de lado e enrole na diagonal. Encha com o glacê e aperte fazendo desenhos.
  • 2. O suco de limão e o cremor tártaro servem como ácido para ajudar a endurecer o glacê

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 20 porções

Comentários (22)

Gosto de fazer pequenas modificações nas receitas. Desta vez, diminui a quantidade de açúcar pela metade e coloquei a metade da colher de fermento junto c/ a quantidade indicada de bicarbonato. Ficou bom D+. PS. a cobertura de chocolate é sensacional!!!

A receita está ótima como está. Não precisa de modificações. Aliás quase toda receita desta Marcia Zoladz é dez.

Apesar do grau de dificuldade a receita é muito boa! Adoro esta coluna!! Beijos, Dhandara

Esta receita é extremamente MARAVILHOSA! Podem fazer e comer à vontade.

Hoje resolvi fazer este bolo. Parabéns, essa receita é mesmo muito boa.

Este bolo ficou muito bom.

Já fiz essa receita duas vezes e quem comeu adorou. No aniversário da minha netinha só mudei o recheio pra ganache pra ficar mais docinho e também ficou bom. Parabéns. Adoro o Cyber Cook!

Nossa nunca pensei que conseguiria fazer um bolo de chocolate que ficasse escuro sem contar o sabor muito bom.

Já fiz este bolo várias vezes e também distribui a receita, meus filhos gostaram muito, faço somente o bolo sem recheio, e uso como lanche para escola.

Este bolo é simplesmente maravilhoso. Muito gostosa, minha família amou. Obrigada. (Magna Maria Rodrigues Camargo)

O bolo é delicioso. Fiz duas vezes e todos adoraram! (Shirley Yumi Hamai Yoshioka)

Eu gosto muito de bolos de chocolate, mas esse é um bolo muito especial ,além da receita ser muito prática. Vou passá-la a todas as pessoas que eu conheço. (Andressa Rodrigues Marinho Espindola)

Essa receita merece nota 1.000. Ficou maravilhoso, o meu bolo de chocolate. E já fiz outra vez, sem chocolate, somente com leite e ficou bom demais também. Vale a pena! Adoro as receitas vindas do Brasil. Para quem mora na Espanha como eu, é um presente

Com certeza, é o melhor bolo de chocolate que eu ja comi. Fiz numa tarde que eu estava sozinho em casa, com um temporal armando lá fora. Usei a farinha de trigo com fermento, porque era a que eu tinha e não usei o bicarbonato. Comi assistindo um filme bem

O bolo fica realmente muito bom todos adoram ele fica bem macio, não é daqueles bolos normais, este bolo tem uma textura diferente parece aqueles que vendem nas cafeterias. Parabéns! O bolo é uma delícia! (Fabiana Zembrzuski)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: