1

Bolo Souza Leão

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (7)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • Ferva a água para tirar o leite dos côcos, desmanche a massa de côco na água e deixe decantar por várias vezes. Coe em um pano; misture as gemas com o açúcar, a manteiga e bata até ficar embranquiçada; junte a massa de puba e o leite de côco e bata bastante; acrescente o sal à gosto. Unte uma fôrma com manteiga e leve ao forno por 40 minutos.

Tempo de preparo:
Rendimento: 10 porções

Comentários (11)

Em se tratando de bolo, este para mim nao tem igual. Esta receita tem 140 anos. Receita de familia tradicional de Pernambuco. Que era trancada a 7 chaves, idiotice das senhoras de Engenhos .

Fiz uma experiência com a macaxeira/ aipim, que tem uma pequena diferença da mandioca brava, da qual é feita a puba que encontramos em Pernambuco. Deixei-a de molho por 15 dias. Fiz o bolo e ficou mais suave que com a massa de mandioca que compro em Pernambuco. Dá pra usar... quebrar um galho, mas sempre que vou a Recife compro lá. Quanto à receita, reduzo nas quantidades: 1 kg de massa, 2 xic de açúcar, 4 xic de água, 2 garrafinhas de leite de coco light, 6 gemas, 2 col (sopa) de manteiga, 1 pitada de sal. Como a massa fica bastante líquida deve-se peneirar umas duas vezes o que simplifica bastante. Forma untada e enfarinhada. Forno quente e banho-maria pra ele ficar firme, não afundar!

Olá pessoal, sou paraibana e minha mãe fazia esse bolo então achei importante pesquisar no Google e colocar aqui como fazer massa puba já que nem todo mundo tem uma feira nordestina próxima para conseguir o que a gente chama tambem de "massa de mandioca" que é a mandioca fermentada diferente da "goma de mandioca". Porém tenho ainda uma dúvida, existe tambem uma diferença entre o aipim e a mandioca. Por favor pesquisem mais um pouco. Ingredientes: 1kg de mandioca crua descascada e lavada Água Modo de preparar: Coloque a mandioca de molho num recipiente coberto com água durante 7 dias. Cubra com um pano e tampe bem. Não mexa na panela durante esse período. Verifique se a mandioca está mole, retire da água, lave bem, passe no ralador e escorra o líquido. Faça bolinhas enrole com papel filme e leve a geladeira até o uso. Dura uma semana na geladeira e 6 meses no freezer.

Como preparo a massa de puba?

gostaria de saber onde encontra-se a massa de puba ou se e possivel eu mesma fazer ja que e uma massa de mandioca

Muito interessante, faltou explicar e dizer onde adquirir a massa de puba

A puba é encontrada em locais que vendem produtos do nordeste. Ao que parece é a mandioca (a raiz com casca e tudo) colocada em barris cobertos com água e lacrado por alguns dias...

Sou do norte e não sei o que é massa de puba e como posso encontrá-la. Alguèm pode me informar?

Outro bolo que é, simplesmente, ma-ra-vi-lho-so!!! Vale a pena provar!!!

Bom dia , onde encontrar a massa de puba. Sei que deriva da raiz da mandioca. Agradeço antecipadamente a informação. Maria José

Quem não provou,não sabe o que esta perdendo..este bolo é DIVINO !!!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: