1

Cozido

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita indicada pelo livro Grandes Pratos e Pequenas Histórias de Amor. Autores: Nicette Bruno, Paulo Goulart. (Editora FTD, 1998).

Ingredientes (22)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • De véspera: Deixe de molho a carne seca cortada em pedaços. Em outro recipiente, coloque o a capa de filé (o peito), também cortado em pedaços e temperado com sal, pimenta-do-reino, cebola, alho, salsinha e louro. No dia seguinte, escalde as 2 lingüiças calabresas e o paio. Em uma panela grande, refogue as carnes que estiveram de molho na véspera. Cubra com água quente até levantar fervura. Adicione a mandioca e a batata-doce. Ferva por 15 minutos. Coloque a cenoura, o nabo e a batata. Ferva mais 10 minutos. Em seguida, as 6 cebolas e só então o chuchu e a abóbora. Adicione agora o repolho. Coloque a lingüiça calabresa, o paio e o toucinho defumado. A seguir, acrescente a couve. Por fim, coloque a lingüiça fresca. A seqüência do cozimento é fundamental para um melhor resultado. Ao atingirem o ponto de cozimento, os legumes devem ser retirados e colocados à parte. Em separado, lave as bananas, corte as pontas e cozinhe-as com a casca, no mesmo caldo da panela grande onde está o cozido. Descasque e reserve. Divida o caldo, deixando metade para fazer um pirão. A outra metade fica na panela grande, aonde retornam todos os ingredientes para serem aquecidos. Sirva a seguir, em travessas separadas: as carnes; os legumes e verduras; as bananas e o pirão.

Tempo de preparo:
Rendimento: 8 porções

Comentários (6)

Domingo em familia. Um bom vinho tinto denso (gosto de merlot com o cozido). Não tem preço.

O cozido estava maravilhoso, tirei alguns ingredientes. Sou diabética, mas adorei. Parabéns, suas receitas são porreta, muito gostosas parabéns.

Excelente

Eu adoro cozido. Aqui é motivo pra reunir toda a família. Aqui em Recife não fazemos com filé, mas com chambaril e nem pomos carne seca.

Perfeito para um dia bem frio e com bastante gente faminta...

Experimente pela primeira vez este prato qdo morava na Bahia, ameiiii, e hj morando no sul, experimentei faze-lo, exatamente igual, muito bom! So faltou a farinha fina baiana pro pirão...abraços...

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: