1

Cuca com flamery

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (1)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • Misture os ingredientes do fermento e deixe levedar por 15 minutos. Prepare a massa, misturando numa bacia os ovos ligeiramente batidos, o leite morno, a manteiga ou margarina derretida, o açúcar, o sal e a metade da farinha de trigo. Junte o fermento levedado e, aos poucos, o restante da farinha. Bata bem com as mãos até formar uma massa lisa como a de cuca. Deixe-a crescer por 1 hora e meia a duas horas, coberta com um plástico ou guardanapo. Enquanto a massa cresce (leveda), descasque as laranjas e corte-as em cubos, retirando as sementes. Polvilhe-as com 4 colheres de açúcar. Reserve. Distribua a massa até a metade da forma untada e deixe levedar novamente até dobrar o volume. De 40 a 60 minutos. À hora de levar a cuca ao forno, escorra as laranjas e reserve o caldo. Distribua os pedacinhos da fruta sobre a cuca e leve ao forno preaquecido, por mais ou menos 40 minutos. Prepare o flamery da cobertura, completando o suco de laranja com água até obter a quantidade de 1e 1/2 xícara de líquido. A quantida de açúcar para o flamery depende muito do grau de acidez da laranja. Misture a maisena e leve ao fogo para engrossar. Quando a cuca estiver assada, espalhe o flamery quente sobre ela. A receita rende uma cuca grande. Também se pode usar cobertura de uvas pretas no lugar da laranja. Devido à cobertura de falmery, esta cuca não pode ser congelada.

Tempo de preparo:

Comentários (1)

Esta receita me lembra a minha infância, em que minha avó, reunia a família, toda sexta-feira, para o famoso chá com a cuca de flamery e para por os assuntos em dia. Era muito bom.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: