Início

Receitas

Doces

Massa doce para torta

Massa doce para torta

vegetariana

0

Tempo de preparo

40 min

Porção

4 porções

Cifrão

Valor por porção

R$1,79

Informação nutricional

Valor nutricional

592,34 kcal

Nati Porto

Receita enviada por Nati Porto

Em 31/03/2012

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Coloque no processador com as facas de metal a farinha, o açúcar e o sal. Pulse só até misturar. Adicione a manteiga e pulse uma 12-15 vezes, até obter uma mistura parecida com migalhas de pão.

  • 2. Com o processador ligado, acrescente o ovo e o creme de leite. Pulse até a mistura começar a se juntar.

  • 3. Método manual:

  • 4. Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela ou numa superfície de trabalho. Abra um espaço para os cubinhos de manteiga ou esfregue-os com as mãos até a mistura ficar parecida com migalhas de pão.

  • 5. Bata o ovo e o creme de leite numa tigelinha. Junte-os à mistura usando uma colher de pau.

  • 6. Preparo da massa:

  • 7. Coloque a massa sobre um filme plástico. Achate-a, formando um disco de 18cm de diâmetro e envolva no filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos (ou até 48 horas).

  • 8. Unte levemente com os dedos ou pulverize uma forma desmontável de 28cm de diâmetro.

  • 9. Tire a massa da geladeira, remova o filme plástico e coloque-a numa superfície fresca. O ideal é fazer uso de uma pedra de mármore (encontrada em lojas gourmet) porque ela, sendo fria, não deixa a massa amolecer muito rápido. Polvilhe um pouco de farinha nos dois lados da massa.

  • 10. Abra a massa entre duas folhas de filme plástico (ou papel-manteiga) até ela ficar com 3mm de espessura e cerca de 33cm de diâmetro. De vez em quando, levante o filme ou papel e polvilhe um pouco de farinha para não grudar. Se, a qualquer altura do procedimento, a massa ficar mole demais, volte a coloca-la na geladeira até firmar.

  • 11. Retire a folha superior do plástico para transferir a massa para a superfície de trabalho. Polvilhe o rolo com um pouco de farinha e vá enrolando a massa em torno dele, soltando-a da folha de plástico.

  • 12. Cautelosamente, vá desenrolando a massa sobre a forma untada sem apertar. Com os dedos, acomode a massa na borda da forma tomando bastante cuidado para não rasga-la. Dobre o excesso de massa para dentro, de modo a criar uma borda grossa de 5mm de espessura. Se quiser, leve para gelar por mais 30 minutos antes de assar.

  • 13. Preaqueça o forno a 200ºC por aproximadamente 20 minutos, antes de colocar a forma com a massa. Cubra a assa com papel alumínio e encha com pesos de culinária ou feijão cru. Asse-a por 5 minutos, depois diminua a temperatura do forno para 190ºC. Asse por 5-10 minutos ou até ficar firme e dourada.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários
dercio ventini

dercio ventini

01/04/2012

Oi, Nati Porto, a sua receita é muito boa, gostei dos detalhes para o modo de preparo, muitissimo bem explicado, considerando-se que voce tenha 11 anos, como diz, esta de parabens,eu comecei a preparar pratos com minha avó Portuguesa com essa idade, isso ja fazem uns 60 anos.Gostaria de fazer uma observação, vc não precisa colocar as medidas em recipientes (xicaras) e peso, escreva somente uma medida, fica mais facil para entender.PARABENS, continue enviando mais receitas.

Nati Porto

Nati Porto

31/03/2012

e muito gostoso tente