1

Moqueca Baiana

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (15)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • Coloque o peixe para ferver na água com o tempero por, aproximadante, 2 a 3 minutos. Posteriormente, coloque o camarão por mais dois minutos, com uma pitada de sal. Pegue um escorredor e retire o peixe e o camarão, reservando a água. Enquanto isto bata no liquidificador: 5 tomates, quase todo maço de coentro, cebolinha e salsinha, deixando apenas uns talinhos para o final; 2 cebolas; 3 dentes de alho; 3 colheres (chá) de leite de côco; 1 colher (chá) de azeite de dendê. Adicione um pouco da água do peixe e do camarão, tomando cuidado para deixar um molho bem consistente. Bata até os ingredientes se misturarem bem. Agora, pegue uma panela grande ou tipo caldeirão, ou ainda, uma panela de barro. Coloque o azeite para aquecer, adicione a cebola picada e, quando estiver ficando transparente, junte o alho picado. Espere um pouco e coloque o peixe e os camarões, pode colocar o resto do leite de côco, 2 colheres (sopa) de azeite de dendê, um tomate picado e o pimentão em rodelas. Adicione o restante da salsinha, cebolinha e coentro. Tampe por aproximadamente 5 a 10 minutos. Em outra panela, faça o pirão: pegue a água que sobrou do peixe e dos camarões, um pouco do molho já preparado, mexa e adicione farinha aos poucos e deixe no ponto que desejar. Pode, também, colocar o resto do molho que sobrou em cima do peixe e dos camarões na panela. Tampe e deixe por mais 10 a 15 minutos. Dica: caso queira, pode diminuir um pouco o leite de côco para não sobrecarregar o sabor do coco, e diminuir o azeite de dendê que é bem forte, podendo ficar com apenas o azeite e, ainda, para o preço não ficar muito salgado, elimine o camarão.

Tempo de preparo:
Rendimento: 8 porções

Comentários (10)

Pra mim não importa os critérios regionais. Afinal de contas os clássicos culinários mundiais sempre foram regionalizados, sempre podemos adaptar.

Essa moquea é demais. Amanhã vou convidar uns amigos para aprovar!

Leonel, voce deve ser um mestre cuca , esta sua receita ficou uma delicia, gostei muito dos detalhe descrito por voce , consegui fazer com perfeiçao esta moqueca. Espero poder encontrar mais receitas de sua autoria.

Sem dúvida essa receita é ótima, não sabia que você cozinhava tão bem, continue assim.

Agora que estou morando sozinho, tenho procurado me virar o site Cyber Cook me ajuda muito, e essa receita esta bem explicada eu fiz ficou otima parabens espero ficou mestre cuca como você.

Que todos que experimentaram esta moqueca capixaba me perdoem, porém a mesma não leva estes ingredientes, nossa (muqueca) acaba de ser assassinada, ou melhor, abaianada.

Essa receita é ótima!

oi!a verdadeira moqueca baiana não leva azeite de oliva e sim azeite de dende.sou nascida e criada na bahia.raizes baiana.jamais na verdadeira moqueca baiana leva azeite doce.um beijo

eu usaria metade dos temperos montaria tudo em camadas e colocaria uma 3 pimentas dedo de moça cortada em rodelas,pra dar o sabor apimentado que os baianos gostam...fica muito mas saboroso!!!

Poderiamos modificar o seguinte na receita: usaria a metade dp camarão e usaria camarão menor. Não necessita ferver o peixe, tempero antes. Uso coentro em sementes moido dá melhor sabor. Uso só a metade do azeite de oliva e aumento um pouco o dendê. Uso uma cebola média em rodelas, 1/2 pimentão vermelho, 1/2 amarelo e 1/2 verde coratdos em rodelas, coloco no fundo da panela de ferro ou barro. Uso só 3 tomates, 6 é demais realça muito o sabor. Uso pouco de urucum ou colorau, fica bonito. Abraço.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: