1

Moqueca Capixaba de Cação

Moqueca Capixaba de Cação

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (11)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • 1. Peça para o peixeiro cortar o peixe em cubos (pode ser em postas se preferir). Lavee bem o peixe, e deixe-o em uma vasilha com o suco de 2 limões, sal e alho, por pelo menos 1 hora.
  • 2. Em uma panela de barro (grande), coloque um pouco da tintura de urucum (umas três coleres de sopa. Para quem não tiver a tintura, pode ser usado três colheres de sopa de azeite e colorau). Refogue 1/3 da cebola e acrescente o 3/4 do tomate batido, deixe apurar. Se gostar de pimenta, pode juntá-las nesse momento.
  • 3. Retire o peixe da vasilha, separe a cabeça e o rabo para preparo do pirão, e vá arrumando-as na panela. Vire os pedaços de um lado para outro na panela, arrumando de modo que não fiquem uns por cima dos outros.
  • 4. Depois de arrumar o peixe, esprema por cima o suco de 2 limões, 3/4 dos tomates picados, mais 1/3 da cebola, 3/4 do coentro picadinho, azeite extravirgem, mais um tantinho de tintura de urucum (ou colorau), e sal.
  • 5. Quando começar a abrir a fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com auxilio de um pedaço de pano grosso para que as postas de peixe não agarrem no fundo.
  • 6. Pirão
  • 7. Com a cabeça e o rabo prepare o pirão.
  • 8. Use os mesmos temperos da moqueca (1/3 da cebola, 1/4 do toamte batido, 1/4 do tomate picado e 1/4 do coentro picado), reduzindo-os. Proceda da mesma forma, desta vez adicionando de três a quatro copos de água ao peixe. Quando estiver cozido, retire a cabeça e o rabo, e o desfie. Junte o peixe desfiado ao caldo novamente, deixe aquecer, sem ferver, e vá jogando a farinha de mandioca, lentamente para não embolar, mexendo bem com uma colher de pau, até a farinha cozinhar e o pirão engrossar.
  • 9. Molho
  • 10. Amasse seis pimentas-malaguetas no suco de dois limões e três colheres de vinagre de boa categoria. Corte uma cebola em fatias bem finas, fazendo o mesmo com o coentro e as cebolinhas, misturando tudo à medida que for regando com o azeite. Se o molho ficar muito picante, coloque um pouco de água.

Tempo de preparo:

Comentários (1)

A receita apresentada é exatamente a que aprendemos a fazer. Costumo usar a cabeça de um outro poeixe, pois nunca encontrrei uma cabeça de caçonete, para preparar o pirão. Esta receita não apresenta qualquer problema e ainda hoje farei na minha casa para os parentes turistas de Brasília. Vitória, 4 de janeiro de 2013 Haroldo Frugoni

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: