1

Moqueca Capixaba

Moqueca Capixaba

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita originária do Brasil

Ingredientes (11)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • Tempere as postas do peixe com limão e sal a gosto no mínimo 2 horas antes do preparo. Pique a cebola e o cheiro-verde e reserve. Leve ao fogo uma panela de barro (pode ser outra, mas essa é a ideal e mais charmosa!) e frite o alho (a gosto) em uma quantidade generosa (5 colheres de sopa mais ou menos) de azeite. Junte uma parte da cebola picada, refogue, e uma parte do tomate, um pouco de colorau, uma parte do coentro picado (junto com cheiro-verde se quiser) e uma parte pimentões, arrume por cima metade das postas do peixe e regue com um pouco mais de azeite. Repita as camadas nessa ordem intercalando temperos e peixe. Salpique sal entre as camadas para corrigir o tempero. Feche a panela e deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido. Dica: o peixe pode ser substituído por camarão, siri, lagosta, marisco (sururu), etc. Pode ser feito também uma moqueca mista com todos frutos do mar juntos, enfim, use da criatividade, a base será sempre a mesma e o sabor maravilhoso! A moqueca capixaba tem a vantagem de ser ligth por não levar leite de coco ou azeite de dendê. Sirva a moqueca na própria panela de barro acompanhada com arroz branco e o pirão feito com a cabeça e pedaços do peixe cozidos nos mesmos temperos, coado e engrossado com uma xícara de farinha de mandioca colocada aos poucos no caldo.

Tempo de preparo:
Rendimento: 6 porções

Comentários (43)

receita errada com os padrões capixabas. sinto muito.

Pelo amor de Deus, isto não é moqueca capixaba nem aqui nem na China! Mudem o nome para qualquer coisa, menos moqueca capixaba! Isto é uma afronta!

Gostosa e fácil para o dia a dia!

Sou capixaba da gema, a moqueca não leva pimentão, apenas coentro, cebolinha verde, tomate, cebola de cabeça, algo, sal, colorau e pimenta a gosto

Tenho uma panela de barro, do espirito santo, adoro as moquecas capixabas, porem preciso de uma ajuda: como fazer a moqueca sem que uma parte(pequena, no fundo) se queime? gostaria muito da ajuda dos especialistas do espirito santo. Caubi Machado Sant'A

Tomar cuidado com a adição de Limão ao peixe. O limão reage com o peixe, tornando o peixe muito frágil( desmancha o peixe).

É a melhor receita de moqueca que experimentei, embora tenha feito algumas correções (para o meu gosto). Por princípio não coloco peixe nem ostra em molho com sal pois o sal os desidratam (desidrata qualquer coisa). Da segunda vez que fiz a receita acresc

Fiz algumas adaptações,e o resultado ficou fantástico. Parabéns pela receita. É deliciosa!

Tenho feito muitas receitas de vocês mas nessa por exemplo faltou mencionar a quantidade de água a ser usado haja vista que deverá ser feito ainda um pirão com o pretenso caldo.

Boa tarde Carlos Alberto, A moqueca capixaba não leva água para a cocção. O segredo está em organizar os ingredientes e cozinhar em fogo baixo para que os mesmos liberem líquidos e aprimorem o sabor. O pirão, esse sim utiliza-se água. Deve-se acrescentar todos os temperos, água e as cabeças dos peixes até reduzir o volume pela metade. Coa-se e o liquido resultante deve ser engrossado com farinha. Abraços, Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

Boa demais, é de lambe os beiços. Abraços chef prudencio.

é bom demais.

Super fácil, fiz na sexta feira santa (06/04/2012), acrescentei azeitonas verdes e ervilhas. Ficou uma delícia, minha família adorou.

1. A Moqueca não leva pimentão. Todos os outros ingredientes estão corretos. Mas o pimentão se sobreporia ao sabor do peixe e dos demais ingredientes. 2. Aos que sugeriram substituir colorau por azeite de dendê: isso é uma afronta a um receita tipicamente capixaba! Se colocar azeite de dendê, deixa de ser moqueca e vira uma bela peixada baiana! Pode ficar muito bom, mas não chame de moqueca. A moqueca é muito fácil de fazer. Sugiro acrescentar camarões (podem ser miúdos). e com o caldo do peixe, fazer uma moqueca de banana da terra, além do pirão... fica deliciosa!

A receita estaria perfeita se não tivesse o pimentão porque a legítima moqueca capixaba não leva esse tempero.

Maravilhosooooooooo e fácil de fazer . Sirva com vinho.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: