1

Moussaka

Especial Verão
Moussaka
Moussaka

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Pela combinação de sabores que apresenta a moussaka é um prato surpreendente. O leve picante da berinjela, a consistência da batata, a suavidade do bechame

Ingredientes (29)

Ingredientes


Molho


Montagem


Recheio


Preparo

Ingredientes

  • 1. Corte as berinjelas em fatias longitudinais com cerca de meio centímetro cada. Deixe-as numa vasilha grande com água e sal, por cerca de uma hora, para que percam o amargo. Passe cada fatia, dos dois lados em farinha de trigo.
  • 2. Aqueça o azeite numa frigideira e frite as fatias de berinjela até que fiquem douradas. Reserve.
  • 3. Descasque, corte e frite as batatas, normalmente.

Molho

  • 1. Coloque a margarina numa panela, juntamente com a farinha. Leve ao fogo e mexa. Ficará uma pasta. Junte o leite aos poucos para dissolver a farinha.
  • 2. Não se preocupe com possíveis grumos, se houver muitos, poderá bater tudo no liquidificador, depois.
  • 3. Este prato é adequado para congelamento, por até 3 meses, segundo nos informou a professora Licínia Campos.

Montagem

  • 1. Monte o prato: unte um refratário com margarina, coloque metade das berinjelas formando uma camada. Cubra com as batatas fritas, faça uma camada de carne, uma camada de molho e salpique queijo ralado.
  • 2. Faça nova camada com o restante das berinjelas, outra camada com o restante das batatas fritas, distribua o restante do molho, polvilhe queijo ralado, distribua o creme de leite (não dá para espalhar, distribua com a colher).
  • 3. Polvilhe ligeiramente com a noz-moscada ralada. Cubra com mussarela, polvilhe queijo ralado, novamente.
  • 4. Leve ao forno para gratinar.

Recheio

  • 1. Aqueça o azeite, junte a carne e,mexendo de vez em quando, para soltar, deixe que seque totalmente. Junte a cebola e o alho e refogue até que a cebola esteja transparente. Junte a polpa de tomate, a água e a folha de louro.
  • 2. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Tempere com sal e pimenta. Acrescente os cravos, a canela e a casca de laranja. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente a salsinha picada e desligue o fogo. Antes de empregar, retire a canela e a casca de laranja.

Tempo de preparo:
Rendimento: 8 porções

Comentários (16)

Comi na Grécia e fiquei apaixonada. Vou fazer pra minha família experimentar no dia das mães. Mas substituir a batata frita por cozida.

Substitui a batata frita por cozida. Ficou sensacional!

QUE MARAVILHA!!

esta receita e maravilhosa vou experimentar agora, e sei que vou gostar!!!!!!!!!!!

assim q fizer comentaarei .

Tenta substituir a carne bovina por carneiro e se possível pelo o queijo feta, mas está muito bom. Bravo!

Maravilhosa esta receita. Grelhei as berinjelas. Na próxima vez que eu fizer, cozinharei as batatas. O cravo, canela e casca de laranja dão um sabor especial à carne. Aprovadíssima!!!!

Esse prato é "dos deuses", como dizem meus amigos. Dessa receita, apenas modifiquei um ingrediente (na verdade excluí esse ingrediente): não coloquei a canela em pau - utilizando apenas uma colheirinha pequena de chá de canela em pó sem açúcar. Meu pessoal não aceita o sabor forte da canela. De resto, foi um sucesso total. Agora voui repeti-lo algumas vezes -de tempos em tempos- para atender os pedidos. Parabéns ao autor da mesma.

Muito saborosa, e não tem como errar! Foi um sucesso!

ADOREI A RECEITA E JÁ TESTEI.....1000000......FOI FÁCIL DE FAZER E MUITO GOSTOSO O SABOR...

Divino, comi na Grécia e é tão boa quanto a de lá, ou melhor pelo gosto da casca da laranja que deixa perfumado. Eu adorei e recomendo. Fácil.

Após estudar a origem do prato "Grécia" e aprender a ler a corretamente o nome do mesmo "MoussakÁ", digo que este não é um prato muito fácil para os leigos na cozinha, como é o meu caso. Porém, o resultado de todo o preparo é excepcional... fiz a quantidade para 2 pessoas e ficamos com vontade de quero mais... preciso dizer mais alguma coisa?

A receita ficou muito boa, para mim deu mais que 8 porções, rendeu muito, ainda mais se comer com arroz branco. Para a receita usei só 3 berinjelas para duas camadas. A receita é trabalhosa e demorada, mas vale a pena. Os temperos como a casca de laranja, canela, cravo e noz-moscada deram um sabor especial. Adorei!

Já fiz várias vezes esta receita de moussaka e depois fui experimentar no Acrópole, um delicioso restaurante grego no centro de São Paulo. Aprendi que dá para fazer com as batatas sem ser fritas. Lá eles cozinham levemente a batata e depois levam ao forno com gotinhas de limão. Mas esta receita também é show.

Pelo Amor de Deus. O Moussaka e uma comida tipica Grega e e bom permanecer assim. O autor da receita que me perdoe mas isto que esta escrito acima e algo compativel com moussaka.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: