Início

Receitas

Pães

Pão Integral com Painço

Pão Integral com Painço

vegetariana
sem lactose

0

Tempo de preparo

3h0

Porção

40 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,56

Informação nutricional

Valor nutricional

105,23 kcal

CyberCook

Receita enviada por CyberCook

Em 07/08/2010

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Deixe o painço de molho na água quente (bem quente, mas não fervente, que deixaria o grão muito mole).

  • 2. Dissolva o fermento na água morna, em uma tigela BEM grande. Misture o mel, a farinha branca e 1 1/2 xic. da farinha integral. Bata vigorosamente com uma colher até obter uma massa homogênea e bem líquida. Cubra com um pano e deixe fermentar até que dobre de tamanho, uns 40 minutos.

  • 3. Passado esse tempo, misture o óleo, sal e painço, mais qualquer água que tenha restado na tigelinha dos grãos. Com uma espátula, incorpore a farinha integral, meia xícara por vez, girando a tigela como você faria ao misturar claras em neve a uma massa de bolo. Quando a massa estiver espessa demais para usar a espátula, despeje em uma bancada e sove, incorporando o restante da farinha apenas até que a massa pare de grudar em suas mãos.

  • 4. Quando a massa estiver mais elástica e macia, cerca de 5-8 minutos de sova, coloque em uma tigela bem grande, untada de óleo, e gire a massa para que ela fique untada. Cubra com um pano e deixe fermentar por 45 minutos, até que dobre de tamanho.

  • 5. Afunde o punho na massa e deixe que cresça mais uma vez, por 35 minutos.

  • 6. Divida a massa em 2 porções iguais, molde e coloque em duas formas de pão untadas. Deixe que cresçam por 25 minutos, até que dobrem de tamanho.

  • 7. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180ºC.

  • 8. Pincele a superfície dos pães com ovo batido com leite ou água e leve ao forno por 50-60 minutos, até que estejam bem dourados em cima e dos lados. Na dúvida, tire-os da forma e bata os nós dos dedos na parte debaixo. Se o som for oco, estão prontos, senão, volte-os para o forno.

  • 9. Deixe que esfriem completamente antes de comê-los. Mantenha-os em sacos bem fechados, para que conservem a maciez por até 1 semana.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Dicas

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários