1

Pão Italiano

Especial Verão
Pão Italiano

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (5)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • 1. Numa vasilha grande, desmanche o fermento em um pouco de água morna.
  • 2. Aos poucos, acrescente a farinha, o sal, o ovo e a água até que a massa fique homogênea, sem grudar nas mãos.
  • 3. Coloque a massa numa tigela grande, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume.
  • 4. Divida a massa em três partes e coloque-as numa assadeira untada com um pouquinho de óleo.
  • 5. Para obter uma massa crocante, pincele a parte superir com água fria.
  • 6. Faça dois riscos com uma faca e asse em forno médio pré-aquecido de 30 a 40 minutos.

Tempo de preparo:
Rendimento: 30 porções

Comentários (9)

Maravilhoso ,faço com fermento seco, 1 pacotinho, misturo tudo e vou acrescentado a água, perfeito

Posso usar fermento seco no lugar do fermento fresco? Como medir 50g sem usar uma balança? Obrigado

Prezado Marcio Se você for usar o fermento biológico seco, use 1 colher(sopa) do produto. Cada tablete de fermento biológico fresco tem 15 gr. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

Muito prática essa receita! E a dica da água gelada para deixar a casca do pão crocante deu super certo! Já virei fã!

Na Itália, como aqui, existem diversos tipos de pães. O pão por nós conhecido como !italiano", na Itália chama-se "grasso", ou seja: GORDO. O próprio nome indica que na receita deve-se acrescentar gordura. Sugiro que se acrescente de meio a um copo de óleo ou azeite de oliva à receita, isto fará com que a massa desgrude das mãos. Outro detalhe: pão italiano não leva fermento biológico, mas sim fermento natural feito de farinha e leite azedo (fermentado). Isto proporciona o gostinho azedo característico. A proporção é de 1/3 de massa azeda para 2/3 de massa fresca. Deixe a massa crescer por 3 a 5 horas e asse em fogo lento. Esfregue óleo na casca para que fique dura e esborrife água no forno de tempos em tempos, para que fique crocante.

A receita parece de fácil preparo, mas gostaria de ter ideia da quantidade de água morna. Muito agradecida, Tete de assis

Bom dia! Não dá pra passar uma quantidade certa porque varia a quantidade de água. Vá colocando a água aos poucos até a massa soltar das mãos. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

Muito simples, muito gostoso e fez sucesso quando levei na casa de amigos, juntamente com um pasta de berinjela! Escolha um bom vinho e.....está feita uma combinação muito legal!

FIZ A RECEITA POREM COLOQUEI UM POUCO MAIS DE FARINHA (UMA XICARA) FICOU PERFEITO CASCA DURA E CROCANTE IGUAL AO PÃO QUE EU COMIA COM AZEITE E SAL QUANDO ERA CRIANÇA, DETALHE: NÃO SOU COZINHEIRO E A RECEITA FOI FACÍLIMA TODOS OS AMIGOS E AMIGAS QUE FREQUENTAM NOSSA CASA ADORARAM, ATÉ JA FUI FAZER A RECEITA EM OUTRA CIDADE NA CASA DE AMIGOS, COMEMOS COM PATÊ DE GORGONZOLA TAMBÉM, FICA ÓTIMO.

Fiz a receita de pão italiano, ficou maravilhoso,a casca crocante e a massa mais pesada,fiz uma pequena adaptação,coloquei 60 grs de fermento no lugar do 50grs, mais fácil para medir (4 tabletes de fermento biológico fresco) e receita super fácil de fazer, mistura-se tudo e deixa crescer, depois colocar no forno e assar.Agradou em cheio a familia.

Gostei muito desse pao ,mas nao ficou como o pao italiano com aquele gostinho meio azedo, ou sera que ele deve ficar parecido com a ciabata?

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: