1

Queijim mineiro

Queijim mineiro

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (3)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • 1. Para quem quer fazer o queijo na roça, a receita é essa: tome 5 litros de leite recém-ordenhado, de uma vaca saudável, cuja procedência você conheça muito bem.
  • 2. Se o leite já perdeu a temperatura da hora da ordenha, aqueça-o até 37 graus centígrados. Dilua o coalho especial para fazer queijo e o sal em meio copo de água morna e vá misturando ao leite, mexendo com a colher de pau, durante 1 minuto. Deixe o leite em repouso durante 45 minutos até completar o processo de "coagulação". A vasilha deve estar tampada em local fechado para manter temperatura. Na roça, costuma-se deixar a vasilha ao sol.. E que temperatura é essa , você pergunta? Aquela temperatura morninha da mamadeira do bebê. Por volta mesmo de 37 graus.
  • 3. Depois do repouso do leite, verifique o ponto: a massa deve estar como uma "gelatina", soltando-se das paredes da vasilha. Corte-a então em cubos grandes, com uma faca inoxidável. Deixe os cubos em repouso por mais 2 minutos. Mexa lentamente por um período de 5 minutos. Deixe novamente em repouso, por mais dois minutos. Repita o processo de mexer e deixar descansar, pelo menos mais três vezes. Isso tudo deve durar cerca de 20 minutos..
  • 4. Deixe então a massa descansar até que o soro se separe, o que demora de 10 a 15 minutos. Vá retirando a massa com cuidado e coloque em coador de plástico fino, para que apenas o soro escoe. Passe então a massa para uma forma própria, de PVC, branca e furada dos lados. Deixe em lugar fresco, descansando por mais 1 hora. Se já estiver firme, faça uma virada do queijo e deixe por mais duas horas, para acabar de escorrer o soro. Em seguida, leve para um lugar bem fresco, ou mesmo para a geladeira, e deixe escorrer o resto do soro até o dia seguinte.
  • 5. Ufa!Dá trabalho, mas aí já estará prontinho para comer.

Tempo de preparo:

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: