1

Salame de javali

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Salame de javali

Ingredientes

  • 100 quilos de carne

  • 2,8 quilos de sal moído

  • 100 gramas de pimenta do reino branca

  • 800 mls de vinho branco seco

  • 5 gramas de noz moscada

  • 100 gramas de alho poró picado

  • 250 gramas de sais de cura

  • 120 gramas de anti-oxidante

  • * Os sais de cura e o anti-oxidante podem ser comprados em casas de produtos agropecuários.

Ingredientes

  • 1. O primeiro passo é juntar o vinho e o alho e adicionar na carne já moída. Misture os ingredientes e coloque o tempero na massa. A massa forma uma liga. Tem que ir com calma desgrudando. Aguarde 20 minutos, tempo em que ela vai mudar de cor. Quando a massa dá liga, é hora de levar pra embutidora. Para dar uniformidade ao salame, use uma tripa artificial, à base de colágeno, importada da Alemanha. Os salames são pendurados para perder o excesso de água. No dia seguinte, os salames já desidrataram um pouco e estão prontos para ir para o defumador, onde vai ficar entre cinco e 10 dias, dependendo do clima. Quanto mais quente estiver o dia, mais rápida será a defumação. É um processo de defumação lenta em que as portas do defumador ficam até abertas durante parte do dia. Depois, o salame descansa numa sala ao lado por mais dez ou 15 dias. É o tempo de maturação, quando se forma um mofo branco. Mas atenção: mofos verde e amarelo são prejudiciais. O toque final é a limpeza do mofo.

Ingredientes (9)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • O primeiro passo é juntar o vinho e o alho e adicionar na carne já moída. Misture os ingredientes e coloque o tempero na massa. A massa forma uma liga. Tem que ir com calma desgrudando. Aguarde 20 minutos, tempo em que ela vai mudar de cor. Quando a massa dá liga, é hora de levar pra embutidora. Para dar uniformidade ao salame, use uma tripa artificial, à base de colágeno, importada da Alemanha. Os salames são pendurados para perder o excesso de água. No dia seguinte, os salames já desidrataram um pouco e estão prontos para ir para o defumador, onde vai ficar entre cinco e 10 dias, dependendo do clima. Quanto mais quente estiver o dia, mais rápida será a defumação. É um processo de defumação lenta em que as portas do defumador ficam até abertas durante parte do dia. Depois, o salame descansa numa sala ao lado por mais dez ou 15 dias. É o tempo de maturação, quando se forma um mofo branco. Mas atenção: mofos verde e amarelo são prejudiciais. O toque final é a limpeza do mofo.

Tempo de preparo:

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: