1

Trufa Floresta Negra

Trufa Floresta Negra

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (12)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • 1. Prepare os chocolates: Separe as quantidades do chocolate meio amargo para o recheio e para a cobertura. Com uma faca afiada raspe sobre uma tábua todos chocolates até virarem lascas finas. Raspe cada um de uma vez. Coloque todo o chocolate meio amargo e branco picados para os recheios em duas tigelas diferentes e divida o chocolate para cobertura em 3 partes. Coloque duas partes em outra tigela e reserve o restante. Para a cobertura, primeiramente, será derretido somente duas partes.
  • 2. DICA: A faca e a tábua devem estar completamente secas. Respingos de água podem vir a comprometer a qualidade do chocolate.
  • 3. Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.
  • 4. Prepare uma base: Forre uma assadeira ou uma tábua de corte com papel manteiga ou papel alumínio para colocar as trufas para secar.
  • 5. Prepare a manteiga para o recheio escuro: Numa pequena panela ou no microondas derreta toda a manteiga até ficar líquida. Deixe esfriar e junte o licor de cerejas e misture bem para que fique uniforme. Reserve.
  • 6. Prepare a manteiga para o recheio claro: Escorra e pique bem pequeno as cerejas em calda. Derreta a manteiga da mesma forma e junte as cerejas picadinhas. Misture bem e reserve. Prepare os recheios: Faça cada recheio de uma vez. Aqueça o creme de leite até começar a borbulhar um pouco nos cantos, sem deixar que ferva. Vire-o sobre o chocolate meio amargo raspado e deixe por uns 5 minutos. O calor do creme derreterá o chocolate. Depois com um batedor de claras, mas sem bater para não formar bolhas de ar, misture o creme e o chocolate a partir do centro até que tudo esteja misturado e uniforme. Repita o mesmo processo com o chocolate branco.
  • 7. Depois, para o recheio escuro junte a manteiga misturada ao licor e para o recheio claro junte a manteiga com as cerejas picadinhas. Mexa-os mais um pouco para voltar a ficar homogênios. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por +/- 1 hora para que fiquem firmes e depois, com uma colher, retire pequenas porções do recheio escuro e achate nas mãos, coloque por cima um pouco do recheio claro, feche e enrole bolinhas com as mãos. Coloque-as sobre uma superfície forrada com papel manteiga ou alumínio e volte com elas para a geladeira por mais meia hora, antes de colocar a cobertura, pois o calor natural das mãos amolece um pouco o recheio.
  • 8. DICA: Se tiver uma tigela de inox será melhor para preparar o Ganache.
  • 9. Derreta o chocolate para cobertura: Pode-se derreter chocolates em banho-maria ou no microondas. Em banho-maria: Para usar esse processo, será necessário aquecer água em uma panela que caiba a tigela com o chocolate picado dentro. Não deixe a água ferver, ela deverá apenas estar bem quente. Coloque sobre a água quente a tigela e aguarde até o chocolate começar a derreter. Então mexa com uma colher para ajudar no processo. Novamente tome cuidado para não respingar água no chocolate. Uma vez derretido, junte o chocolate picado que estava separado. Isso irá "resfriar" um pouco o chocolate dando-lhe maior brilho e resistência ao calor quando as trufas estiverem prontas. Mexa novamente até derreter tudo completamente.No microondas: Para derreter o chocolate no microonda, use sempre a potência média. Para derretê-lo, coloque-o no microondas por 1:30 minuto. Retire na metade do tempo e mexa para que o chocolate derrreta por igual. Volte ao microondas e ao final mexa novamente até derreter tudo e ficar homogênio. Junte o chocolate separado e continue mexendo para que derreta também. Da mesma forma, que no banho-maria, esta etapa servirá para melhorar a qualidade do chocolate.Prepare as trufas: Com a ajuda de um garfo comum ou de garfos especiais para cobrir bombons, mergulhe as trufas no chocolate branco. Com cuidado, coloque-as sobre uma assadeira ou tábua forrada com papel alumínio e leve à geladeira por uns 5 minutos para secar. Se quiser uma casquinha mais grossa, repita a mesma operação outra vez.Enquanto secam derreta o chocolate meio amargo para cobertura da mesma forma e coloque-o num saco com fecho 'ziper'. Feche-o bem, retirando o ar, e corte uma pequena pontinha em uma das extremidades inferiores do saco. Retire as trufas da geladeira e espremendo os sacos faça fios de chocolate, em zigue-zague ou espiral.
  • 10. Volte à geladeira por mais 5 minutos. Depois retire e deixe-as secar por algumas horas em local fresco e arejado, longe do calor e do sol. Arrume as trufas em forminhas de papel e guarde na geladeira. Retire +/- meia hora antes de servir. Sirva em temperatura ambiente.

Tempo de preparo:

Comentários (1)

Ola amiga gostaria de saber qual o melhor chocolate para fazer as trufas? É verdade que da para colocar po amargo num chocolate comum?

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: