1

Vaca Atolada

Especial Verão
Vaca Atolada
Vaca Atolada
Vaca Atolada

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Vaca Atolada

Ingredientes

  • 1 kg costela de boi

  • 2 unidades de cebola

  • 6 dentes de alho

  • 2 tabletes de caldo de carne

  • Óleo de soja a gosto

  • 800 gr mandioca

  • cheiro-verde a gosto

Ingredientes

  • 1. Tempere a carne com alho e sal. Coloque no fogo, em uma panela de pressão sem a tampa, o óleo e vá colocando aos poucos a carne para dourar. Se você achar que irá ficar muito cheia a panela, frite metade, reserve e depois frite a outra metade. A carne deve ficar bem dourada, bem fritinha, mas não deixe queimar. Isso é muito importante, que ela fique bem dourada por todos os lados. Depois disso, adicione a cebola e o alho para dar uma dourada, sempre mexendo. Coloque os dois cubos de caldo de carne. Ponha água na panela, cobrindo as carnes para cozinhar em pressão. Feche a panela de pressão. Quando começar a chiar, deixe cozinhar por 40 minutos. Cozida a carne, coloque a mandioca em pedaços, para cozinhar dentro da panela. Se precisar, coloque um pouco de água. Se a mandioca custar para cozinhar, jogue, sem medo, bastante água para dar um "susto" nela, que ela cozinha. O caldo da costela vai ficar um pouco mais grosso. Fique sempre perto para ver se não precisa de mais água para evitar grudar o fundo da panela. Na hora de servir pode ser adicionado à panela, bastante cheiro verde picado.

A vaca atolada é uma receita tipicamente mineira mas que agrada a todos os gostos. A combinação da mandioca com o molho da costela é um ve

Ingredientes (7)

Ingredientes


Preparo

Ingredientes

  • Tempere a carne com alho e sal. Coloque no fogo, em uma panela de pressão sem a tampa, o óleo e vá colocando aos poucos a carne para dourar. Se você achar que irá ficar muito cheia a panela, frite metade, reserve e depois frite a outra metade. A carne deve ficar bem dourada, bem fritinha, mas não deixe queimar. Isso é muito importante, que ela fique bem dourada por todos os lados. Depois disso, adicione a cebola e o alho para dar uma dourada, sempre mexendo. Coloque os dois cubos de caldo de carne. Ponha água na panela, cobrindo as carnes para cozinhar em pressão. Feche a panela de pressão. Quando começar a chiar, deixe cozinhar por 40 minutos. Cozida a carne, coloque a mandioca em pedaços, para cozinhar dentro da panela. Se precisar, coloque um pouco de água. Se a mandioca custar para cozinhar, jogue, sem medo, bastante água para dar um "susto" nela, que ela cozinha. O caldo da costela vai ficar um pouco mais grosso. Fique sempre perto para ver se não precisa de mais água para evitar grudar o fundo da panela. Na hora de servir pode ser adicionado à panela, bastante cheiro verde picado.

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 6 porções

Comentários (49)

Senti falta da pimenta dedo de moça e louro, como alguns colegas falaram. Adicionei 1 tomate picado ao refogado. Cozinhei a mandioca por 15 minutos na panela de pressão, e utilizei aquela já limpa e congelada que vende no mercado Extra. Ela ficou bem molinha, desmanchando!

Ficou uma delícia. Deixei mais tempo na panela de pressão, substitui o caldo de carne por aqueles tablets de costela , ficou muito boa.

Oi, quero fazer essa receita, mas queria saber se na hora de colocar a mandioca eu coloco novamente em pressão a panela! Alguem pode me ajudar! obrigada

Olá Juliana, Você pode cozinhar com ela sem tampa, o que vai demorar um pouco mais, ou tampar a panela para pegar pressão, o que vai acelerar a cocção da mandioquinha e vai deixar a carne mais solta ainda. Fica a seu critério :) Abs, Boa sorte! Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

NAO E UMA CRITICA , MAS BIEN , UMA CURIOSIDADE , PERGUNTO AO AUTOR DA RECEITA , PORQUE NAO UTILIZASTES , TOMATE , PIMENTAO VERDE, HAS UTILIZADO POUCOS TEMPEROS NESSA RECEITA, E PORQUE NAO COMBINAM COM A CARNE DE VACA??????OBRIGADA!

Olá Josenilda, Você pode acrescentar se desejar, fica a seu critério! Abs, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Receita com tempero delicioso, só faltou descrever melhor o tempo e a maneira de adicionar a água para cozinhar a mandioca. Acabei deixando na pressão e queimou um pouco, mas mesmo assim ficou muito bom.

Amei essa receita, mas como a mandioca tem muito carboidratos eu fiz com abóbora sergipana e ficou maravilhosa.

Fantástica

Essa receita é maravilhosa, meu maridinho, adorou.

Adoro essa receita, perfeita pra um domingo em familia...

fiz ontem e ficou uma maravilha..obrigada pela receita

PARECE SER MUITO BOM VOU TENTAR FAZER

Receita muito boa

eu adoro cozinhar estão todos de parabêns.

Desejo preparar este prato para o almoço do Dia das Mães, ocasião em que vou receber 7 pessoas. Pergunta: essa quantidade de Vaca Atolada serve quantas pessoas? Além do arroz branco e de uma salada verde, teria uma sugestão de algum outro acompanhamento? Obrigada!

Amanda, boa tarde! Conforme descrito na receita, essas quantidades geram um rendimento de 5 porções, ou seja, são suficientes para 5 pessoas. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Vale a pena fazer esta receita! Muito saborosa!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: