1

Vatapá Ziziguidum

Vatapá Ziziguidum

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita indicada pelo Chef Renato Freira, confeitaria Colombo.

Ingredientes (29)

Ingredientes


Molho


Montagem


Acompanhamento


Preparo

Ingredientes

  • 1. Corte os pães em fatias pequenas e molhe-as com o leite. Reserve.
  • 2. Leve ao fogo uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite de dendê e o azeite, refogue o alho, a cebola, o gengibre, a pimenta dedo-de-moça e o pimentão, assim que a cebola estiver transparente, junte os tomates e refogue mais um pouco, junte agora o leite de côco e deixe ferver por uns 2 minutos. Tempere os filés de peixe com sal e pimenta-do-reino e coloque sobre o molho na panela, deixe cozinhar por uns 5 minutos até a carne do peixe ficar opaca. Retire o peixe com cuidado e desfaça-o com um garfo, cuidando para retirar qualquer espinho. Coloque o molho no liqüidificador e bata até ficar bem homogêneo. Volte o molho à panela deixe ferver novamente, junte agora o amendoim, a castanha de caju e o pão espremido, mexa bem e cozinhe até ficar quase na consistência de um purê. Adicione agora os camarões e cozinhe por 2 minutos, finalmente coloque o peixe desfiado, o coentro picado e coloque sal a gosto.

Molho

  • Bata no liquidificador o coentro, o alho, o amendoim e o azeite. Tempere com uma pitada de sal. Reserve.

Montagem

  • No centro de cada prato coloque um pouco do acompanhamento(acaçá), por cima uma porção do vatapá. Enfeite com as fatias finas de abóbora em volta do vatapá, salpique com o pimentão picado, os grãos de feijão fradinho, regue com o molho de coentro e enfeite com as pimentas dedo-de-moça em formato de flor.

Acompanhamento

  • Leve ao fogo uma panela com a metade do leite e o leite de côco. Coloque a farinha de arroz em uma tigela e junte a metade do leite, misture bem para dissolver a farinha. Assim que os leites ferverem, passe a papa de farinha por uma peneira e junte à panela, mexa bem até engrossar, tempere com sal a gosto. Reserve.

Tempo de preparo:
Rendimento: 6 porções

Comentários (1)

Adoro vatapá e essa receita é idêntica a que é usada por uma amiga da minha mãe que faz pratos baianos maravilhosos (só não leva os ingredientes do acompanhamento, abóbora e feijão fradinho). É um prato forte, de sabor intenso, muito gostoso. Eu, sinceramente, não me arrisco a fazer, porque além de dar muito trabalho ocupa a cozinheira por um bom tempo. Mas conheço a receita e sei que o resultado final fica excelente!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: