Costumes e regras da gastronomia italiana

Publicada em: 31/05/2016 15:32

Com o outono se aproximando, é comum ingerirmos mais pratos quentes, em especial as massas. Mas você sabia que a gastronomia italiana conta com uma série de regras e curiosidades para apreciar sua culinária da maneira correta? Se você esta pensando em comer uma bela macarronada em uma cantina italiana, confira as dicas do CyberCook para degustar os pratos como um verdadeiro italiano!

Prato principal

Apesar de associarmos italianos com macarrão, a iguaria, na verdade, não é o prato principal. Massas são apenas coadjuvantes no elenco gastronômico da Itália. O macarrão é servido como sendo o primeiro prato da refeição. O prato principal, na Itália, normalmente, é uma carne ou peixe.

A refeição na Itália é composta por "antepasto", igual ao nosso aperitivo, o "primo", que é o primeiro prato quando servem massas ou sopas, e o chamado "segundo", que geralmente é uma carne, peixe ou um prato com algumas variedades de queijo. Este segundo prato vem acompanhado de salada ou legumes cozidos.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Salada

No Brasil, temos o hábito de comer a salada antes do prato principal, que, aliás, é um hábito aprovado por nutricionistas. Já na Itália, a salada acompanha o prato principal, ou seja, a carne, peixe ou queijo. Existe também a chamada "insalata", que são grandes pratos de salada, considerados uma refeição completa.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Pão

No Brasil, o pão é servido na hora do aperitivo, com azeite ou manteiga. Na Itália e em restaurantes típicos, o pão ganha uma posição mais importante: acompanha todos os pratos principais. Acompanha também as massas, para molhá-lo nos molhos do macarrão e limpar o prato.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Frutos do Mar

Peixes e frutos do mar são muito consumidos da culinária mediterrânea da Itália, no entanto, certas regras são imprescindíveis na hora de apreciar um desses pratos: jamais polvilhe queijo ralado em pratos com frutos do mar, mesmo que seja uma massa de, por exemplo, camarão.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Pizzas

Na Itália, é possível comprar pedaços de pizza para comer com as mãos, como um lanchinho. Em algumas cantinas, esse hábito de comer com as mãos também é comum. E para acompanhar as redondas, os italianos não dispensam uma boa cerveja ou refrigerante, ao invés do vinho que acompanha as principais refeições.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Bebidas

Como se sabe, a bebida mais consumida na Itália é o vinho. Mas ele acompanha apenas as principais refeições, junto com a água mineral engarrafada e/ou gaseificada. Pela manhã, é comum tomar o café e chocolate quente. O café expresso é consumido logo após as refeições. Refrigerantes e cerveja são consumidos apenas com a pizza.


Fonte: Reprodução /CyberCook

Por Lívia Duarte

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: