Tipos de sal gourmet

Publicada em: 10/06/2016 14:05

O sal é um tempero indispensável para trazer e acentuar o sabor dos pratos salgados e doces - além de ser um nutriente essencial para o organismo. Mas no universo da gastronomia, existe uma grande variedade de sal, conhecido como sal gourmet.

O sal gourmet é um tipo de sal com diversas nuances de sabor, cor, propriedades nutricionais e utilizações em receitas. Alguns tipos são vendidos em supermercados comuns, outros já são mais difíceis de encontrar e com o valor um pouco mais alto.

Conheça algumas variedades de sal gourmet e deixe suas receitas ainda mais saborosas!

Flor de Sal

A flor de sal é uma fina camada de cristais de sal marinho que se forma na cobertura das salinas na superfície da água do mar. É considerado um condimento de culinária gourmet, conhecido também como o "caviar marinho", utilizado na preparação e finalização de receitas sofisticadas. Sua extração artesanal faz com que contenha e concentre mais nutrientes, como ferro, zinco, iodo, potássio e cálcio. Utilize na finalização das receitas, sem levar ao fogo. Pulverize em peixes, legumes, saladas e massas em geral para realçar o sabor dos pratos.


Fonte: Reprodução /pinterest

Sal Rosa do Himalaia

Esse sal vem da Ásia e é encontrado nos pés das montanhas do Himalaia. Seu tom rosado se deve aos minerais presentes nele, principalmente o ferro. Possui um custo mais elevado, mas é considerado mais saudável e puro do que o sal de cozinha comum. Normalmente o sal rosa é aplicado a conta-gotas durante o preparo, confere aroma e sabor perfumados aos pratos à base de aves.


Fonte: Reprodução /treinomestre

Sal Negro

O sal negro é um tipo de sal vulcânico de coloração negra, riquíssimo em ferro, cloreto de sódio, cloreto de potássio. Salpique o sal negro para acentuar o sabor de molhos e carnes vermelhas em geral, conferindo um sabor de defumado aos pratos.


Fonte: Reprodução /salgourmet

Sal Vermelho Havaiano

De coloração avermelhada, rico em ferro e com sabor suave, pode ser acrescentado em molhos, saladas, vegetais e grelhados de carne vermelha. Cada grama desse sal possui em média 390 mg de sódio, por isso não abuse na hora de temperar.


Fonte: Reprodução /salgourmet

Sal de Ervas

Sal temperado com ervas desidratadas (manjericão, orégano, salsa e alecrim), conferindo um toque de sabor ao sal. Ótimo para utilizar em pães, torradas e massas em geral.


Fonte: Reprodução /energenutriçao

Por Lívia Duarte

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: