1
logomarca cybercook

Arroz de graxa ou de festa

1
Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (3)



Como Fazer

  1. Escolha o arroz, lave, escorra e coloque numa panela com água fervente. Cozinhe por 20 minutos, mexendo aos poucos, até a água secar um pouco. Despeje o caldo da galinha e cozinhe por mais 20 minutos, mexendo sempre para não pegar. Deve ficar no ponto de um risoto, bem ligado. Não é necessário colocar sal, pois já vem no caldo. Cozinhe a galinha com bastante água para poder retirar o caldo.
Esta receita é secular no sertão do Nordeste. Por que arroz de graxa, ou de festa? Porque geralmente era feito por ocasião das festas da família, como batizados casamentos, aniversários e eleições. Por que graxa? Porque no sertão ninguém chama a gordura da galinha de gordura, mas de graxa. Em época de eleições os candidatos mandavam matar um boi e alguns porcos para alimentar os eleitores no dia da eleição. No quintal da casa, ou de uma escola, era armada a cozinha, em baixo de uma palhoça. Ali uma especialista em culinária, normalmente a cozinheira da família, improvisava o fogão. Eram panelões de barro em cima de uma trempe de pedras e o fogo com lenha de jurema preta. As carnes, de boi e porco, eram cozidas e o caldo servia para o cozimento do arroz. Como o caldo do porco era muito gorduroso (graxento), o arroz ficava bem gordo, por isso arroz de graxa. Debaixo da palhoça o pessoal fazia fila para comer. Alguns exageravam no prato e, no dia seguinte, o intestino dava a resposta. Para os mesários a comida era feita em casas de família, que assumiam uma quantidade de seções e a comida era mais saudável à base de galinha caipira.
Já Fiz

Vídeo recomendado

Suflê de Chuchu

Você pode gostar...

Arroz de Forno

Arroz de Forno

Por Valéria S

Arroz com Brócolis

Arroz com Brócolis

Por Cybercook

Arroz Doce Cremoso

Arroz Doce Cremoso

Por Maura Godoy

Comentários (1)

Petronilo Pereira Filho

Esta receita foi apresentada no Globo Rural, no dia 20/07/2008

Arroz Acompanhamentos Amidos Receitas com caldo Caldo de galinha Receitas salgadas

Arroz de graxa ou de festa