logomarca cybercook

Arrubacão

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (6)



Preparo

  1. 1.
    Cozinhe o feijão em 3 xícaras de chá de água por 10 minutos em fogo alto. Ponha o coentro inteiro e uma colher de sobremesa de sal. O feijão deve ser cozido numa panela sempre tampada e não deve ficar mole demais. Depois junte a pimenta e o arroz que vai ser cozido no leite. O leite deve ser colocado aos poucos. Ponha uma dose e deixe o arroz secar. Um pouco depois coloque mais um pouco e deixe secar novamente, até colocar o litro todo. Por último, ponha o queijo de coalho. Quando o leite ferver deixe em fogo baixo com a panela tampada. Em 15 ou 20 minutos o arroz e o feijão devem estar cozidos e o queijo derretido. Aí sirva na panela mesmo ou se preferir ponha numa travessa. O acompanhamento preferido do nordestino é a carne de sol e o suco de acerola. Mas, não nos esqueçamos da banana-da-terra (frita, em tiras), da carne-de-porco (pernil, frita, em cubinhos), da lingüiça de porco, do bacon, do frango à passarinho, da batata frita (em cubinhos), da azeitona preta, do palmito (de vidro ou natural), salsa, cebolinha e cebola de cabeça, tudo isto para acompanhar, ou melhor, para enriquecer o prato.
  2. 2.
    Ah, uma farofinha-de-alho, com ovos, carne desfiada, cheiro verde, cebola, maçã ou abacaxi e farinha-da-Bahia (grossa) vai muito bem como “reforço”, tá?
Culinária nordestina (Paraíba, Ceará, etc). Os ingredientes adicionais são opcionais. Os incluí apenas como sugestão de baianeiro (metade baiano, metade mineiro).

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Baião de dois gratinado

Baião de dois gratinado

Por arlene Bahiense Rodrigues

Bolo de Fubá

Bolo de Fubá

Por Minas Kuyumjian Neto

Torta de Frango

Torta de Frango

Por Vera Stefanello

Rubacão

Rubacão

Por tronilo Pereira Filho

Receita de Bolo de chocolate

Receita de Bolo de chocolate

Por Vania Justino Santos

Mexidinho da Paraíba

Mexidinho da Paraíba

Por raujo de Castro Azevedo

⁠⁠⁠⁠

Comentários (1)

Eugênio Pacelli da Costa Neves

Almoço com a família na cidade do Prado-BA, no Restaurante Tarrafa, nos anos 90.

Arroz Lanches Coentro Pimenta malagueta Queijo coalho Feijão de corda Feijão verde