logomarca cybercook

Baião de Dois com Charque e Manteiga de Garrafa

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (17)



Preparo

  1. 1.
    Numa panela em fogo médio, coloque ½ xícara (chá) de manteiga de garrafa, 200 g de jabá dessalgado, cozido e desfiado(carne de charque) e ½ kg de feijão fradinho cozido e temperado (com o caldo).
  2. 2.
    Vá mexendo, incorporando os sabores.
  3. 3.
    Quando o caldo começar a ferver, em cerca de 5 min, coloque 250 g de queijo de coalho picado, coentro a gosto e 1 kg de arroz cozido e temperado.
  4. 4.
    Mexa bem por mais ou menos 5 min até que o queijo comece a derreter.
  5. 5.
    Disponha numa travessa.
  6. 6.
    Por cima, coloque as 4 fatias de carne de sol grelhadas na manteiga de garrafa e ½ kg de mandioca cozida e frita.
  7. 7.
    Para cozinhar o feijão fradinho:
  8. 8.
    Numa panela de pressão, coloque, na seguinte ordem: ½ de feijão fradinho (já de molho de um dia para outro), 1 colher (sopa) de colorau, ½ cebola cortada em rodelas, ½ pimentão verde cortado em rodelas, 3 dentes de alho amassados, sal a gosto, 2 colheres (sopa) de óleo e 2 litros de água.
  9. 9.
    Cozinhe na pressão por cerca de 30 min.
  10. 10.
    Reserve.

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 20 porções

Vídeo recomendado

Comentários (3)

naldo ferreira

melhor receita de baiao de dois quero se chef

Baiao de Dois

O VERDADEIRO BAIAIO DE DOIS E FEITO DE FEIJAO VERDE E ARROZ...E nao de feijao branco, nem fradinho , nem de corda.....Sou Cearense e como ha 57 anos....Essas variedades nao existem....Primeiro a carne nao existe nesse prato isso é complemento.....O verdadeiro BAIAO DE DOIS sempre foi feito com feijao e arroz devido a isso tem esse NOME....DE DOIS e nao de tres Por causa dos dois ingredientes principais, FEIJAO MISTURADO COM ARROZ....e nao feito separadamenete......Faz parte dos ingredientes do prato o queijo de coalho e o leite que alem do sabor interfere na consistencia cremosa...O FEIJAO VERDE é PLUS da receita....a manteiga da terra tb tem seu diferencial juntamente com o QUEIJO DE COALHO EM PEDAÇOS E NAO PICADO, O CHEIRO VERDE que é usual em comidas nordestinas.......

Cicero Ferreira

Exelenta receita. Este é, o verdadeiro Baião de Dois, igual que ja me deliciei algumas vezes em Fortaleza (CE) Parabens

Arroz Acompanhamentos Brasileira Amidos Alho Carne de sol Coentro Colorau Mandioca Manteiga de garrafa Nordeste Queijo coalho Receitas salgadas Charque Feijão fradinho Panela de pressão Pimentão verde