logomarca cybercook

Banette

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (6)



Preparo

  1. 1.
    • Ponha a farinha sobre a mesa e triture o fermento com as mãos;
  2. 2.
    • Misture bem o sal na farinha;
  3. 3.
    • Faça um buraco no centro e coloque dentro o fermento. Junte a água gelada aos poucos e, com a mão, vá desmanchando o fermento e misturando à farinha.
  4. 4.
    • Trabalhe a massa até obter um composto homogêneo e elástico, que desprenda facilmente das mãos. Vá retirando pedaços da massa e jogando-os de volta. Repita várias vezes esse movimento de grudar e desgrudar, até que toda a massa tenha sido "beliscada".
  5. 5.
    • Jogue a massa sobre a mesa, abra-a um pouco com as mãos e dobre-a sobre si mesma, rapidamente. Repita esse gesto várias vezes, para que a massa fique bem oxigenada.
  6. 6.
    • Faça uma bola com a massa, cubra-a com um pano úmido e deixe-a descansar por vinte minutos, em um lugar que não tenha corrente de ar.
  7. 7.
    • Com uma faca, divida a massa em sete pedaços (cada pedaço dará um pão), sem mexer nos formatos. Cubra-os com um pano úmido e deixe-os descansar por vinte minutos.
  8. 8.
    • Enfarinhe ligeiramente a mesa e abra cada pedaço de massa com a palma da mão. Faça rolos grossos e alongue-os, deixando-os com as pontas bem finas.
  9. 9.
    • Distribua os pães em assadeiras e espere a massa crescer por uma hora e meia, coberta com um pano úmido;
  10. 10.
    • Pré-aqueça o forno a gás em temperatura bem alta (250°C);
  11. 11.
    • Faça cortes transversais bem leves nas baguettes, coloque-as no forno e baixe a temperatura para média;
  12. 12.
    • Jogue meio copo de água na placa inferior do forno para que o vapor dê brilho ao pão;
  13. 13.
    • Retire as baguettes após quinze minutos de forno, aproximadamente.
  14. 14.
    Passo a passo:
  15. 15.
    1 - Escolha ingredientes de boa qualidade. Ponha a farinha sobre a mesa. Triture o fermento com as mãos.
  16. 16.
    2- Misture bem o sal na farinha. Faça uma cova no centro e coloque dentro o fermento. Junte a água gelada aos poucos e com a mão vá desmanchando o fermento e misturando à farinha.
  17. 17.
    3- Trabalhe a massa até obter um composto homogêneo e elástico, que desprenda facilmente das mãos. Vá retirando pedaços da massa e jogando-os de volta. Repita várias vezes esse movimento de grudar e desgrudar, até que toda a massa tenha sido "beliscada".
  18. 18.
    4- Jogue a massa sobre a mesa, abra-a um pouco com as mãos e dobre-a sobre si mesma, rapidamente. Repita esse gesto várias vezes, para que a massa fique bem oxigenada.
  19. 19.
    5 - Faça uma bola com a massa, cubra-a com um pano úmido e deixe-a descansar por vinte minutos, em um lugar que não tenha corrente de ar.
  20. 20.
    6- Com uma faca, divida a massa em sete pedaços (cada pedaço dará um pão), sem mexer nos formatos. Cubra-os com um pano úmido e deixe-os descansar por vinte minutos.
  21. 21.
    7- Enfarinhe ligeiramente a mesa e abra cada pedaço de massa com a palma da mão. Faça rolos grossos e alongue-os, deixando-os com as pontas bem finas.
  22. 22.
    8- Distribua os pães em assadeiras e espere a massa crescer por uma hora e meia, coberta com um pano úmido. Pré-aqueça o forno a gás em temperatura bem alta (250 graus). Faça cortes transversais bem leves nas baguettes, coloque-as no forno e baixe a temperatura para média. Jogue meio copo de água na placa inferior do forno para que o vapor dê brilho ao pão. Retire as baguettes após quinze minutos de forno, aproximadamente.
  23. 23.
    Fonte: Olivier Anquier

Vídeo recomendado

Veja Também

⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Lanches