1
logomarca cybercook

Barreado de antonina

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (7)



Como Fazer

  1. 1.
    Começo o corte e a limpeza das carnes de véspera.
  2. 2.
    As carnes devem ser cortados em cubos de + ou - 5cm de lado e o toucinho em laminas. Misturo todos os temperos com as carnes menos o bacon e deixo repousar numa vasilha que não seja de alumínio até o dia do preparo.
  3. 3.
    Forro a panela especial de barreado com o bacon, acrescento as carnes reservadas , selo a boca da panela com uma folha de bananeira previamente sapecada p/ amolecer, tampo e amarro com barbante grosso e com uma mistura de farinha de mandioca , cinza de fogão e água quente p/ formar uma borda vedante em volta da tampa. Levo ao fogo forte nas primeiras horas, passando p/ um fogo mais brando, depois sacudo a panela a cada hora. O tempo de cozimento gira em torno de 12 a 15 horas sempre tomando o cuidado p/ corrigir a vedação da tampa p/ não escapar vapor.
  4. 4.
    Se você não puder fazer dessa forma, o recurso é usar uma boa panela de pressão e cozinhar em fogo alto até começar a chiar , depois baixar o fogo p/ o mínimo por aproximadamente 2 horas .
  5. 5.
    Abro a panela e provo, e se for o caso corrijo o tempero
  6. 6.
    SERVIÇO
  7. 7.
    Sirvo com farinha de mandioca branca Marlete, banana nanica (caturra) madura, laranja e arroz. A bebida ideal p/ acompanhar o barreado é a cachaça de Morretes ou de Minas purinha, pois o prato é forte.

Já Fiz

Vídeo recomendado

Coxinha de Frango com biscoito Triunfo Cracker

Você pode gostar...

Barreado

Barreado

Por Nadia Sc

Puchero

Puchero

Por Fui Tchau

Puchero Brasileiro

Puchero Brasileiro

Por Allan Vila

Barreado Especial

Barreado Especial

Por Cybercook

Comentários (2)

Janaina Maciag

Gostaria de saber se este prato pode ser feito na panela tipo Crock Pot? Nao precisa colocar agua na receita? Se fizer em panela de pressao a carne nao vai grudar no fundo?

Francisco Gonçalves

Aprendi essa receita com a mãe do Dr. Ruy Cunha Sobrinho, juiz de direito cujos familiares são de Antonina. O barreado tem sua origem no carnaval, época em que os caiçaras se dedicavam a dança do Fandango. As mulheres deixavam as panelas de barro no fogão enquanto duravam os festejos.

Carne Bacon Cominho Louro Patinho Pimenta vermelha Toucinho Coxão mole Músculo Panela de pressão

Barreado de antonina