Início

Receitas

Carnes

Barreado de antonina

Barreado de antonina

diet
sem glúten
sem lactose

0

Tempo de preparo

17h35

Porção

26 porções

Cifrão

Valor por porção

R$8,61

Informação nutricional

Valor nutricional

327,47 kcal

Francisco Gonçalves

Receita enviada por Francisco Gonçalves

Em 28/06/2007

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Começo o corte e a limpeza das carnes de véspera.

  • 2. As carnes devem ser cortados em cubos de + ou - 5cm de lado e o toucinho em laminas. Misturo todos os temperos com as carnes menos o bacon e deixo repousar numa vasilha que não seja de alumínio até o dia do preparo.

  • 3. Forro a panela especial de barreado com o bacon, acrescento as carnes reservadas , selo a boca da panela com uma folha de bananeira previamente sapecada p/ amolecer, tampo e amarro com barbante grosso e com uma mistura de farinha de mandioca , cinza de fogão e água quente p/ formar uma borda vedante em volta da tampa. Levo ao fogo forte nas primeiras horas, passando p/ um fogo mais brando, depois sacudo a panela a cada hora. O tempo de cozimento gira em torno de 12 a 15 horas sempre tomando o cuidado p/ corrigir a vedação da tampa p/ não escapar vapor.

  • 4. Se você não puder fazer dessa forma, o recurso é usar uma boa panela de pressão e cozinhar em fogo alto até começar a chiar , depois baixar o fogo p/ o mínimo por aproximadamente 2 horas .

  • 5. Abro a panela e provo, e se for o caso corrijo o tempero

  • 6. SERVIÇO

  • 7. Sirvo com farinha de mandioca branca Marlete, banana nanica (caturra) madura, laranja e arroz. A bebida ideal p/ acompanhar o barreado é a cachaça de Morretes ou de Minas purinha, pois o prato é forte.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários
Janaina Maciag

Janaina Maciag

26/05/2008

Gostaria de saber se este prato pode ser feito na panela tipo Crock Pot? Nao precisa colocar agua na receita? Se fizer em panela de pressao a carne nao vai grudar no fundo?

Francisco Gonçalves

Aprendi essa receita com a mãe do Dr. Ruy Cunha Sobrinho, juiz de direito cujos familiares são de Antonina. O barreado tem sua origem no carnaval, época em que os caiçaras se dedicavam a dança do Fandango. As mulheres deixavam as panelas de barro no fogão enquanto duravam os festejos.