logomarca cybercook

Barreado de Morretes

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (11)


Massa



Preparo

  1. Corte a carne em pequenos cubos. Bata a cebola e o alho no liquidificador com um pouco de água. Cubra o fundo de uma panela grande com o bacon. Coloque um pouco de carne, tempere com o cominho, o louro, o sal, a pimenta e cubra com um pouco da cebola e do alho. Faça mais duas outras camadas até acabar os ingredientes. Adicione água até cobrir 5 cm acima da carne. Feche a panela, vede com a massa e coloque para cozinhar em fogo alto por 3 horas e fogo baixo por sete horas. Deixe descansar por oito horas com a panela fechada.

Massa

  1. Misture as farinhas e vá despejando água até obter uma massa que deve ser grossa o suficiente para vedar a panela do Barreado.

Às vezes a farinha usada para vedar a panela acaba se desgrudando, deixando o vapor escapar. Antigamente as pessoas sapecavam uma folha de bananeira no fogo para amolecer e amarravam na boca da panela para ajudar a vedar. Se você não tiver uma folha de bananeira, você poderá utilizar celofane próprio para cozimento e colocar um peso sobre a tampa da panela. Modo de servir Coloca-se um pouco de farinha de mandioca no fundo do prato e acrescenta-se o caldo misturando bem. Em cima desse pirão sirva a carne desfiada, acompanhado de banana, laranja e arroz.

Rendimento: 8 porções

Vídeo recomendado

Comentários (26)

jorge edson pereira

muito bom

joao batista machado

poderia me passar a receita do barreado, obrigado

João, boa tarde! Você pode imprimir as receitas do nosso site clicando no link "imprimir", localizado em um quadrinho amarelo, logo abaixo da foto da receita. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Lorena

Minha mãe vai amar essa receita!

marlom

Sem ser a panela de barro qual panela eu posso fazer ?

Bom dia! Pode usar a panela tradicional. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

marisa goi de oliveira

Amei o sabor deste prato, inigualavel, só acho um pouquinho demorado. mas vale a pena!!!

Danielle

Acabei de começar a fazer o barreado, seguir todos os passos e achei estranho o fato de ter que vedar a panela, pois fiquei imaginando por onde é que sairia o vapor... E assim que começou a ferver, deu um estouro e a tampa abriu e espalhou o liquido da panela no fogão e no chão. A sorte é que comecei a ouvir um barulho e na hora do estouro eu estava longe do fogão, se não tinha me acertado.........Até agora não gostei.. Vou fazer sem vedar.

Ana Cláudia

Fiz, deu certinho mto gostoso, facíl e barato, excelente!

Edilson Fernando Kovaliuk

Quando estive em Morretes soube de outra história sobre a origem do nome. Dizem que nas festividades faziam fogueiras e para aproveitá-las faziam buracos no chão com as panelas de ferro com os ingredientes e cobriam com a terra (barro), e a fogueira ficava encima. Normalmente a carne desfiada é servida com o seu molho separado e bem apimentado, acompanha prato com farinha de mandioca crua. Nos dias atuais fazem na panela de pressão.

antonio francisco

Estive em Morretes e adorei este delicioso barreado hummmmmmmmm

Maria de Lourdes Miotto

E tive o prazer de comer um delicioso barreado.....eita trem bom heim! aquela carne vermelhinha com molho e farinha hummmmmmmmm

Carne Brasileira Alho Bacon Cebola Cominho Farinha de trigo Louro Mandioca Paleta bovina Pimenta Pratos principais Receitas salgadas Sabores Sal Sul Farinha de mandioca Café da manhã