1
logomarca cybercook

Batatas Fritas

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (4)



Como Fazer

  1. 1.
    Lave, descasque e corte as batatas em fatias e depois em tiras, não muito grossas, para serem mais fáceis de fritar.
  2. 2.
    Coloque-as em água fria e lave bem (trocando a água umas duas ou três vezes, para retirar toda a goma possível.
  3. 3.
    Deixe-as numa vasilha com água, para que não escureçam até a hora de fritar.
  4. 4.
    Coloque uma frigideira funda no fogo e nela despeje, pelo menos uns 3 dedos de óleo e deixe aquecer.
  5. 5.
    Seque as batatas em um pano de prato limpo.
  6. 6.
    Teste a temperatura do óleo, jogando nele uma fatia de batata.
  7. 7.
    Se, imediatamente, o óleo fazer borbulhas, como se fervesse, em torno da batata, estará quente o bastante.
  8. 8.
    Despeje a metade da batata descascada (cerca de meio quilo).
  9. 9.
    O efeito imediato no óleo é este da foto. O óleo "ferve".
  10. 10.
    Por isso é importante secá-las: para evitar queimaduras, com eventuais respingos de óleo quente, a menos que possua uma frigideira de cesto.
  11. 11.
    Se tiver uma frigideira elétrica, aqueça-a a 200°c e coloque as batatas escorridas no cesto apropriado.
  12. 12.
    Frite até estarem douradas e retire, colocando sobre um papel absorvente.
  13. 13.
    Coloque a outra porção para fritar, mantendo estas, já fritas, aquecidas.
  14. 14.
    Você pode colocá-las no forno pré aquecido, com a porta semi-aberta (não feche o forno, pois as batatas murchariam).
  15. 15.
    Polvilhe com sal, antes de servir.

Dicas

  1. 1.
    A casca da batata, bem limpa e escovada, pode ser frita, sem problemas. Lave e seque, normalmente, frite em óleo bem quente, depois polvilhe com sal e pimenta e sirva.
  2. 2.
    Essas batatas em pacotes, tipo \"chips\" que comemos com tanto gosto, não são descascadas, antes do preparo. Você pode fazê-las da mesma forma em casa. Lave-as e escove-as bem, apenas.
  3. 3.
    Seque sempre os alimentos a serem fritos em óleo abundante para evitar que a temperatura do óleo abaixe, quando da colocação do alimento, e que se forme espuma.
  4. 4.
    Qualquer alimento a ser frito, exige que verifique a temperatura do óleo, antes da colocação. Veja as dicas que temos no site, a respeito.
  5. 5.
    Nunca coloque muita batata ao mesmo tempo, pois a diminuição da temperatura do óleo, fará o alimento cozinhar-se, ficando encharcado.
  6. 6.
    As batatas, como qualquer outro alimento frito em bastante óleo, devem ficar imersas no mesmo, por esta razão, verifique o tamanho da frigideira e a quantidade de óleo que vai usar, para calcular quanta batata pode colocar a cada leva. Nunca coloque mais óleo que aquele que atinja 1/3 da altura da frigideira que for usar
  7. 7.
    Os melhores óleos para frituras são os óleos vegetais, pois são feitos para suportar altas temperaturas.
  8. 8.
    O óleo que sobra na frigideira, pode ser utilizado novamente. Para isso, guarde-o em vasilha fechada, em local protegido. Contudo, acrescente um pouco de óleo novo a cada fritura. O óleo que usar para fritar peixe ou outros alimentos de sabores fortes, devem ficar separados apenas para essa finalidade.
  9. 9.
    Tome sempre muito cuidado quando estiver fazendo frituras, principalmente, se tiver crianças em casa. Não deixe a fritura no fogo, saindo da cozinha, para nada. Não ande pela cozinha com a frigideira ou panela cheia de óleo quente. Não deixe o cabo da frigideira ou panela virada para o lado de fora do fogão, onde pode ser alcançada por crianças ou que você possa inadvertidamente, encostar, fazendo-a cair. Seque sempre o alimento, antes de colocá-lo no óleo quente. Nunca encha demais o recipiente que utilizará para fritar.

 

 

Já Fiz

Rendimento: 6 porções

Vídeo recomendado

Pizza de Frigideira

Você pode gostar...

Batata Recheada

Batata Recheada

Por Roberto Fontes

Batata Gratinada

Batata Gratinada

Por Tatiana Martins

Batata Assada

Batata Assada

Por Patrícia A

Comentários (5)

Edilma Paulon

Interessante ao ler os cuidados com a fritura, é que recordava os conselhos de minha mãe, conselhos muito eficazes e que garantem frituras deliciosas sem ocorrecia de acidentes

vassiliki xylaras

Voces podem proceder da mesma forma, só que ao invés de fritar eu coloco numa forma, salgo e espalho uma ou duas colheres de sopa azeite (grego)e levo ao forno. Fica igual e com menos calorias.

Carmen Piza

Só faltou dizer que tem batata boa para fritar e batata boa para cozinhar. Sei que uma é seca e a outra tem muita água nela. Só não sei a diferença entre uma e outra na aparência. Se vou à feira, peço para o feirante, mas em supermercados, não tenho escolha e nem sempre é a melhor batata para fritar. Muito bem explicada e minuciosamente detalhada a receita. Parabéns!

Carlos Alberto Barreto

Estou começando um negócio de batatas fritas e estava procurando melhores formas de fritá-las, deixando sequinhas e saborosas,uma vez que estou com uma barraca na rua e determinadas técnicas tais como enxugar pra depois fritar, traz uma certa perda de tempo para trabalhar com elas; acredito que após a fritura também ficaria trabalhoso, além de gasto de material como papel toalha para cada enxugada,além da batata agarrar no papel após ser frita; o que você acha?

leonardo de souza

adorei,melhor que eu ja comi esse merece, nota 100000.00000000

Acompanhamentos Amidos Receitas salgadas Óleo de soja Café da manhã Batata

Batatas Fritas