-
1.
Lave, descasque e corte as batatas em fatias e depois em tiras, não muito grossas, para serem mais fáceis de fritar.
-
2.
Coloque-as em água fria e lave bem (trocando a água umas duas ou três vezes, para retirar toda a goma possível.
-
3.
Deixe-as numa vasilha com água, para que não escureçam até a hora de fritar.
-
4.
Coloque uma frigideira funda no fogo e nela despeje, pelo menos uns 3 dedos de óleo e deixe aquecer.
-
5.
Seque as batatas em um pano de prato limpo.
-
6.
Teste a temperatura do óleo, jogando nele uma fatia de batata.
-
7.
Se, imediatamente, o óleo fazer borbulhas, como se fervesse, em torno da batata, estará quente o bastante.
-
8.
Despeje a metade da batata descascada (cerca de meio quilo).
-
9.
O efeito imediato no óleo é este da foto. O óleo "ferve".
-
10.
Por isso é importante secá-las: para evitar queimaduras, com eventuais respingos de óleo quente, a menos que possua uma frigideira de cesto.
-
11.
Se tiver uma frigideira elétrica, aqueça-a a 200°c e coloque as batatas escorridas no cesto apropriado.
-
12.
Frite até estarem douradas e retire, colocando sobre um papel absorvente.
-
13.
Coloque a outra porção para fritar, mantendo estas, já fritas, aquecidas.
-
14.
Você pode colocá-las no forno pré aquecido, com a porta semi-aberta (não feche o forno, pois as batatas murchariam).
-
15.
Polvilhe com sal, antes de servir.
-
1.
A casca da batata, bem limpa e escovada, pode ser frita, sem problemas. Lave e seque, normalmente, frite em óleo bem quente, depois polvilhe com sal e pimenta e sirva.
-
2.
Essas batatas em pacotes, tipo \"chips\" que comemos com tanto gosto, não são descascadas, antes do preparo. Você pode fazê-las da mesma forma em casa. Lave-as e escove-as bem, apenas.
-
3.
Seque sempre os alimentos a serem fritos em óleo abundante para evitar que a temperatura do óleo abaixe, quando da colocação do alimento, e que se forme espuma.
-
4.
Qualquer alimento a ser frito, exige que verifique a temperatura do óleo, antes da colocação. Veja as dicas que temos no site, a respeito.
-
5.
Nunca coloque muita batata ao mesmo tempo, pois a diminuição da temperatura do óleo, fará o alimento cozinhar-se, ficando encharcado.
-
6.
As batatas, como qualquer outro alimento frito em bastante óleo, devem ficar imersas no mesmo, por esta razão, verifique o tamanho da frigideira e a quantidade de óleo que vai usar, para calcular quanta batata pode colocar a cada leva. Nunca coloque mais óleo que aquele que atinja 1/3 da altura da frigideira que for usar
-
7.
Os melhores óleos para frituras são os óleos vegetais, pois são feitos para suportar altas temperaturas.
-
8.
O óleo que sobra na frigideira, pode ser utilizado novamente. Para isso, guarde-o em vasilha fechada, em local protegido. Contudo, acrescente um pouco de óleo novo a cada fritura. O óleo que usar para fritar peixe ou outros alimentos de sabores fortes, devem ficar separados apenas para essa finalidade.
-
9.
Tome sempre muito cuidado quando estiver fazendo frituras, principalmente, se tiver crianças em casa. Não deixe a fritura no fogo, saindo da cozinha, para nada. Não ande pela cozinha com a frigideira ou panela cheia de óleo quente. Não deixe o cabo da frigideira ou panela virada para o lado de fora do fogão, onde pode ser alcançada por crianças ou que você possa inadvertidamente, encostar, fazendo-a cair. Seque sempre o alimento, antes de colocá-lo no óleo quente. Nunca encha demais o recipiente que utilizará para fritar.
Comentários (5)
Edilma Paulon
em 01/03/2013
Interessante ao ler os cuidados com a fritura, é que recordava os conselhos de minha mãe, conselhos muito eficazes e que garantem frituras deliciosas sem ocorrecia de acidentes
vassiliki xylaras
em 16/05/2012
Voces podem proceder da mesma forma, só que ao invés de fritar eu coloco numa forma, salgo e espalho uma ou duas colheres de sopa azeite (grego)e levo ao forno. Fica igual e com menos calorias.
Carmen Piza
em 14/05/2012
Só faltou dizer que tem batata boa para fritar e batata boa para cozinhar. Sei que uma é seca e a outra tem muita água nela. Só não sei a diferença entre uma e outra na aparência. Se vou à feira, peço para o feirante, mas em supermercados, não tenho escolha e nem sempre é a melhor batata para fritar. Muito bem explicada e minuciosamente detalhada a receita. Parabéns!
Carlos Alberto Barreto
em 18/07/2011
Estou começando um negócio de batatas fritas e estava procurando melhores formas de fritá-las, deixando sequinhas e saborosas,uma vez que estou com uma barraca na rua e determinadas técnicas tais como enxugar pra depois fritar, traz uma certa perda de tempo para trabalhar com elas; acredito que após a fritura também ficaria trabalhoso, além de gasto de material como papel toalha para cada enxugada,além da batata agarrar no papel após ser frita; o que você acha?
leonardo de souza
em 03/09/2008
adorei,melhor que eu ja comi esse merece, nota 100000.00000000