1
logomarca cybercook

Bife acebolado com batatas

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (6)



Como Fazer

  1. 1.
    Aperte os bifes suavemente com a lâmina de uma faca larga e grossa (faca do chef) para deixar a altura uniforme. Espalhe uma colher (sopa) de óleo numa frigideira de ferro ou de fundo grosso e leve ao fogo até ficar bem quente. Disponha dois bifes por vez e grelhe por 2 minutos, até ficar dourado de um lado. Vire os bifes com uma pinça própria ou duas espátulas e deixe por 1 a 2 minutos, ou até dourar, mas ficar rosado na parte interna. Tempere-os com o sal e a pimenta-do-reino. Retire os bifes e mantenha-os aquecidos (cubra com papel-alumínio). Junte mais uma colher (sopa) de óleo, aqueça e frite os bifes restantes, procedendo do mesmo modo. Na mesma frigideira, adicione o óleo restante, a cebola e a manteiga e refogue, salteando de vez em quando, por 3 minutos, ou até a cebola ficar macia e dourada (mas deve manter a forma e ficar crocante). Retire do fogo e sirva com os bifes. Se preferir, sirva com batata frita (os segredos da fritura serão tema da continuação desta matéria).
  2. 2.
    Dica para esta receita
  3. 3.
    Preparo de bifes: O sal só deve ser colocado depois que a carne já estiver dourada ou selada. Colocado antes, faz com que o suco natural da carne saia e perca a suculência. Somente mexa os bifes uma vez (para virar de lado) e depois de selar, para evitar a saída de suco. Não espete com garfo, prefira usar uma pinça própria para carne ou espátulas. Pressionar com o dedo a carne é a melhor maneira para saber se os bifes estão bons. Estarão prontos (ao ponto) quando cederem um pouco ao toque do dedo. Se ceder muito é sinal que está malpassada. Se a carne estiver firme, significa que está bem-passada. Manteiga clarificada: leve a manteiga ao fogo numa panela, em banho-maria, e deixe até a parte líquida da manteiga ferver e os sólidos lácteos do fundo da panela ficarem castanho-claro. Retire do fogo e, assim que amornar (sem a manteiga solidificar), elimine a espuma formada e passe-a por uma peneira forrada com um pano.
Já Fiz

Vídeo recomendado

Brownie Recheado de Butter Toffees Chocolate Amargo

Comentários (0)

Carne Acompanhamentos Amidos Alcatra Manteiga clarificada Miolo de alcatra Receitas salgadas Pimenta do reino Receitas de Bife Acebolado Batata

Bife acebolado com batatas