1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Bolo Cabeça de Negro

Já Fiz

Ingredientes (18)

Como Fazer

  1. numa panela em banho-maria, derreta o chocolate ralado, juntamente com a água quente, sempre mexendo, até ficar completamente derretido e liso (mais ou menos seis minutos). Junte 1/2 xícara (chá) de açúcar e continue misturando por dois minutos, ou até que o açúcar se dissolva totalmente. Retire do fogo e deixe esfriar, enquanto prepara a massa. Numa tigela grande bata a manteiga até ficar leve (mais ou menos dois minutos). Adicione aos poucos o restante do açúcar e deixe por mais dez minutos. Junte os ovos, um a um, sempre batendo. Regule a batedeira na velocidade mínima e vá agregando a farinha, peneirada com o sal e o bicarbonato, alternadamente com o leite. Quando estiver bem misturado junte o chocolate derretido e a essência de baunilha, batendo apenas o suficiente para misturar o chocolate à massa. Retire do aparelho. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma redonda de 25 cm de diâmetro e nela despeje a massa. Leve-a a assar em forno moderado, por 30 minutos, ou até que introduzindo um palito este saia limpo. Quando o bolo estiver assado, retire-o do forno, espere esfriar e desenforme-o. Divida-o em quatro fatias iguais (no sentido horizontal) e separe-as. Regue bem a fatia de baixo com rum, espalhe sobre ela uma farta camada e repita a operação, sucessivamente, até terminar todo o bolo. Cubra-o com o restante do creme chantilly e decore-o com raspas de chocolate. Leve-o à geladeira até o momento de servir.
Publicado em 15/08/1982 pelo jornal O Estado de São Paulo - Suplemento Feminino

Comentários (0)

Bolos Chantilly Bolos com recheio ou cobertura Baunilha Chocolate Chocolate meio amargo Bicarbonato de sódio Essência de baunilha

Bolo Cabeça de Negro