Início

Receitas

Bolos com recheio ou cobertura

Bolo de Chocolate com Morangos

Bolo de Chocolate com Morangos

diet
sem glúten
sem lactose

0

Porção

13 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,00

Informação nutricional

Valor nutricional

983,89 kcal

CyberCook

Receita enviada por CyberCook

Em 22/06/2009

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

  • 2. 1. Prepare a fôrma: Unte uma assadeira redonda com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a fôrma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

  • 3. 2. Prepare as claras: Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

  • 4. DICA: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.

  • 5. 3. Prepare a massa: Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente as gemas uma a uma sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois junte alternadamente o leite e o chocolate em pó até que fique bem homogênio. Para evitar que pequena bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o sal, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio com um coador pequeno. Por último junte delicadamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

  • 6. DICA: O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando o bolo bem escuro.

  • 7. 4. Asse o bolo: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 40 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o fôrno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo. Se não tiver usado papel manteiga, use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Vire a fôrma em cima de um prato grande e desvire novamente o bolo. Caso tenha usado o papel manteiga, basta virar o bolo num prato grande e puxar cuidadosamente o papel. Ele se soltará com facilidade e a forma ficará sem resíduos. Vire o bolo de cabeça para cima e espere esfriar para rechear.

  • 8. DICA: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

  • 9. Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.

  • 10. 5. Prepare os morangos: Separe alguns morangos bonitos para decoração e deixe com os cabinhos, retire os cabinhos do resto e lave todos muito bem. Reserve os morangos para a decoração. Em uma tigela, com o auxílio de um garfo amasse os outros morangos um a um. Ao final vai se obter uma polpa com pedaços e caldo.

  • 11. 6. Prepare o recheio: Em uma panela aqueça as claras com o açúcar até o açúcar se derreter sem deixar que as claras cozinhem, depois vire na batedeira e bata até a mistura esfriar e ficar fofa. Depois que esfriar completamente junte a manteiga sem sal amolecida alternadamente com metade dos morangos amassados. Bata até conseguir uma consistência bem macia, fofa e cor de rosa. Desligue a batedeira e junte a outra metade dos morangos amassados, misturando delicadamente.

  • 12. 7. Recheie o bolo: Depois de frio coloque o bolo sobre uma superfície plana para cortá-lo ao meio para recheá-lo. Para isso pode usar um fatiador de bolos, uma faca de serra comprida ou uma linha de cozinha.

  • 13. Para usar o fatiador, basta regular a altura do fio de aço com relação a altura do bolo e depois passá-lo pelo bolo, com movimentos de serra (de um lado para o outro), sempre apoiado na superfície. Se usar uma faca, procure mantê-la sempre paralela à superfície para obter um altura uniforme. Se usar uma linha, segure-a firmemente com as duas mãos e passe-a pelo bolo, também com movimentos de serra e procure mantê-la bem esticada e paralela à superfície durante todo o corte.

  • 14. Depois espalhe o recheio por todo o bolo e cubra com a tampa para poder colocar a cobertura de chocolate. Se quiser vire a tampa de cabeça para baixo, para obter uma superfície mais reta na parte de cima do bolo.

  • 15. 8. Prepare a cobertura: Em uma panela pequena ponha água até a metade para ferver. Em uma tigela menor um pouco, que caiba dentro dessa panela, quebre o chocolate em pedacinhos. Coloque a tigela sobre a água bem quente e aguarde um pouco até que o chocolate comece a derreter. Com uma colher mexa o chocolate até que esteja completamente derretido. Acrescente, então, o creme de leite fresco aos poucos e misture até ficar homogêneo.

  • 16. Posicione o bolo em cima de uma grade e um prato grande e, ainda quente, despeje a cobertura sobre todo o bolo deixando que ela escorra pelas laterais. O excesso escorrerá para o prato debaixo da grade. Depois decore com os morangos reservados. Se quiser corte alguns ao meio.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Dicas

Recomendamos pra você
Comentários