1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

cafe da manha crudivoro por conceição trucon

Já Fiz

Ingredientes (4)

Como Fazer

  1. 1.
    Receitas Refeição Matinal
  2. 2.
    Tags: receitas mingau pão essênio refeição matinal
  3. 3.
    A refeição matinal é aquela que será praticada 30 minutos após a toma do Suco Desintoxicante que pode ser um Suco Verde, um Suco de Luz do Sol ou um suco de frutas com bastante folhas e sementes germinadas.
  4. 4.
    O Suco Ecológico
  5. 5.
    - 1 mão de fruta firme que tenha bastante líquido: uva, carambola, maçã, pêra, etc.
  6. 6.
    - 1 mão de folhas de gosto forte como couve, trigo-grama, agrião ou escarola, pois como vai ser coado, será mais fácil sua degustação.
  7. 7.
    - 1 colher de sopa de semente germinada com casca como o girassol.
  8. 8.
    Bater tudo junto e coar como mostrado no vídeo indicado abaixo. Voltar este líquido para o liquidificador para fazer a segunda parte do suco. Acrescentar:
  9. 9.
    - 1 mão de um tipo de fruta macia: morango, jaca, banana, manga, mamão, etc.
  10. 10.
    - 1 mão de 2 tipos de folhas verdes de gosto suave: hortelã, erva-doce, etc.
  11. 11.
    - 1 colher de sopa de semente germinada sem casca: girassol, linhaça ou gergelim, por exemplo.
  12. 12.
    Bater no liquidificador mas não precisa coar desta vez.
  13. 13.
    Este suco por ser mais rico em fibras e conter as sementes germinadas, provoca maior saciedade. E mais, tem elevado poder desintoxicante, pois as fibras jogam um papel fundamental na eliminação de toxinas.
  14. 14.
    Espero ter ajudado!
  15. 15.
    Texto escrito por Daniel Francisco de Assis -
  16. 16.
    A Receita Básica
  17. 17.
    Ingredientes:
  18. 18.
    1-3 maçãs picadas com casca e sem semente (a maçã irá dar o tom de doçura do suco). Iniciantes precisam colocar mais maçãs para irem se adaptando aos novos sabores, principalmente das folhas.
  19. 19.
    Opcional: 1 pepino médio (cuidado pepinos não orgânicos contém elevado teor de contaminação por agrotóxicos). Sua principal função é ser o socador para forçar os ingredientes a entrarem no fluxo do liquidificador.
  20. 20.
    3 folhas de couve (manteiga, do brócolis ou da couve-flor) ou outra hortaliça verde escura (escarola, folha da beterraba, rama da cenoura).
  21. 21.
    3 ramos de hortelã, capim limão ou erva cidreira.
  22. 22.
    1 xícara (chá) de girassol (com ou sem casca) germinado (2 mãos/pessoa).
  23. 23.
    1 cenoura ou meia beterraba.
  24. 24.
    Suco fresco de 1-2 limões (o responsável pela rápida alcalinização e assimilação dos minerais).
  25. 25.
    Opcional: 1 xícara (chá) de legume picado como abóbora ou chuchu.
  26. 26.
    Preparo:
  27. 27.
    Coloque a maçã picada no liquidificar, acrescente o suco fresco do limão e use o pepino como socador até que o primeiro líquido se forme. Se não quiser usar o pepino, costumo dobrar uma folha de couve e usá-la com a mesma função. Coe num coador de pano -panela furada- e volte para o liquidificador. Acrescente as sementes germinadas, as folhas verdes, o legume e a raiz. Coe e beba imediatamente.
  28. 28.
    Passados os 30 minutos, tempo dos sucos agirem e fazerem a bendita faxina, já podemos então nos alimentar e começar o dia!
  29. 29.
    A proposta é evitar bebidas como café com leite e mesmices como pão com manteiga. Vamos inovar? Sair da monotonia? Então mãos à obra!
  30. 30.
    Mingau de Aveia
  31. 31.
    Ingredientes: 1 colher (sopa) de aveia integral deixada por 8 horas de molho em água filtrada (durante a noite) junto com 1 colher (sopa) de uva passa + 1 maçã ralada + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 1 castanha do Pará germinada e ralada.
  32. 32.
    Preparo: Misture tudo e sirva como desjejum ou lanche. A maçã pode ser substituída pela fruta da estação de sua preferência.
  33. 33.
    Mingau de Linhaça (serve 1 adulto ou 2 crianças)
  34. 34.
    Ingredientes: 2 colheres (sopa) de semente de linhaça de molho em 1/2 copo de água filtrada por toda a noite + 1 banana nanica + canela em pó a gosto + suco fresco de 1/2 limão. Opcional: Acrescente na decoração algumas uvas passas. Acrescente no liquidificador 1 colher sopa de cacau orgânico (desidratado ao sol).
  35. 35.
    Preparo: Coloque tudo no liquidificador e bata até obter um mingau espesso e homogêneo. Despeje no prato onde será servido o mingau. Decore com mamão e abacate picados. Sirva imediatamente.
  36. 36.
    Hum! Manjar dos Deuses!
  37. 37.
    Se você consumir somente a dosagem ideal diária de semente de linhaça pré-germinada, que é 2 colheres de sopa (adulto)/1 colher de sobremesa (criança até 12 anos), não será necessária a lavagem da semente de linhaça hidratada. Basicamente porque com este consumo diário sendo respeitado, o teor de ácido fítico presente atuará como antioxidante, ou seja, de forma benéfica.
  38. 38.
    Granola Viva
  39. 39.
    Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de aveia integral deixada por 8 horas de molho em água filtrada (durante a noite) + 1/2 xícara de amendoim germinado e descascado (8 horas de molho + 8 horas na peneira, depois tirar a pele) + coco germinado e ralado no processador (8 dias submerso em água trocando-a diariamente) + 2 maçãs picadas + uva passa a gosto + 1/2 copo de leite de sementes/pessoa.
  40. 40.
    Preparo: Misture todos os ingredientes numa saladeira de vidro. Sirva em prato fundo, decore com morangos ou mamão picado e acrescente o leite de sementes.
  41. 41.
    Parece incrível, mas estas receitas são tão fortes que não sentimos necessidade de mais nada após seu consumo.
  42. 42.
    De qualquer forma, vamos às opções salgadas!
  43. 43.
    --------------------------------------------------------------------------------
  44. 44.
    Pão Essênio
  45. 45.
    Trata-se de um pão de trigo integral germinado que é desidratado ao sol. Assim, temos inúmeras vantagens, entre elas menor teor de glúten e ainda mais digestivo. A segunda é que o amido cru não se transforma em acrilamida, substância muito danosa à saúde, presente em todos os produtos à base de trigo assado. Terceiro, trata-se de um alimento vivo, rico em enzimas e qualidade vibracional.
  46. 46.
    Estudo na mesa radiônica revela:
  47. 47.
    - teor de glúten no trigo antes de germinar: 22 a 25% com uma digestabilidade de 60%
  48. 48.
    - teor de glúten no trigo após germinação: 13 a 15% com uma digestabilidade de 80%
  49. 49.
    Ingredientes: 1 xícara (chá) de trigo integral germinado (8 horas de molho em água + 16 horas na peneira sendo hidratado a cada 3 horas) + missô (ou sal marinho ou molho shoyo) a gosto + orégano (ou alecrim ou manjericão). Opcional: 1 mão de girassol germinado e 1 pitada de pimenta do reino. Às vezes acrescento 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico germinado (8 horas de molho + 8 horas na peneira sendo hidratado a cada 3 horas, depois tirar a pele). Fica um pão mais suave e macio.
  50. 50.
    Preparo: Coloque tudo no processador até obter uma massa com liga para formar os pães e o tempero estar aprovado. Forme bolinhas de 2 dedos máximo de diâmetro. Unte um pirex com um filme de azeite. Amasse as bolinhas sobre o próprio pirex até formar umas bolachas com cerca de 5 cm de diâmetro e 2-3 mm de espessura.
  51. 51.
    Leve para desidratar ao sol. Depois que a face superior já desidratou (uns 30 minutos) vire as bolachas para desidratar a outra face. Retire do sol, deixe esfriar e armazene em potes com tampa. Se bem desidratadas dura uns 3 dias. Uso estas bolachas como pão, base para canapés e mini-pizzas.
  52. 52.
    Sobre elas pode-se usar uma manteiguinha de abacate, uma folha de alface e tomate picado com limão e orégano ou uma pastinha de sementes germinadas.
  53. 53.
    Manteiguinha de Abacate
  54. 54.
    Preparadas a partir do abacate, que considero a manteiga mais natural e saudável do mundo, você pode preparar cada dia, ou hora, uma versão diferente.
  55. 55.
    Ingredientes: 1/2 abacate maduro, ramos de salsinha bem picadinha + 1 pitada de sal marinho (ou idealmente missô) + gotas de suco fresco de limão. Opções: cebolinha bem picada, coentro e até umas raspinhas de gengibre ou cubinhos de pimentão colorido. Algumas vezes ponho um tanto de cenoura ralada para dar crocância. Enfim, esta manteiguinha tem muito espaço para a criatividade.
  56. 56.
    Preparo: Amasse com um garfo e integre bem todos os temperos. Sirva imediatamente sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, barquinhas de alface, biscoito de linhaça ou pão essênio.
  57. 57.
    Queijo de amendoim
  58. 58.
    Ingredientes: 1 xícara (chá) de amendoim germinado e descascado (8 horas de molho + 8 horas na peneira hidratando acada 3 horas, depois tirar a pele) + 1/2 dente de alho + 1/2 cebola pequena + gotas de suco de limão + raspa da casca do limão (opcional) + azeite a gosto. Às vezes coloco umas azeitonas picadas.
  59. 59.
    Preparo: Passe tudo no processador até obter a consistência de um queijinho cremoso. Sirva sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, barquinhas de alface, biscoito de linhaça ou pão essênio. Opções: o amendoim pode ser substituído por amêndoa, castanha de caju, do Pará ou gergelim.
  60. 60.
    Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
  61. 61.
    Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.
  62. 62.
    Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.
Fonte: http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/904-receitas-refeicao-matinal.html

Por: jakeline mejorado serem

Você pode gostar...

Bolinho de Arroz

Por Marcelo Saback

Comentários (0)

Lanches Cafe Granola

cafe da manha crudivoro por conceição trucon