Amamos Café, do simples ao gourmet

Publicada em: 07/06/2016 16:17

Estamos no país que é de longe o maior produtor e exportador de café do mundo, ainda assim, nossas técnicas de preparo acabam sendo sempre básicas, e por isso somos apresentados a criações estrangeiras que caem no gosto popular.

Ou seja, exportamos o café e importamos as receitas, podemos então considerar que é uma troca bem justa.

Então, vamos nos aprofundar mais nos tipos de café e também pegar boas dicas para incrementar nosso cafezinho de cada dia.

Boa leitura.

Encontre o Café perfeito para você

O café é esse pequeno grão que tem tanta história e tanto sabor, que no mundo todo há uma forma de fazê-lo, cada um com uma característica própria que agrega ainda mais valor a essa bebida do nosso cotidiano.

Cada paladar se adapta melhor com algum tipo, por isso vamos explorar 5 modos de preparos de café mundo afora para te inspirar.

Café de Coador

Café de Coador

Um clássico presente nas casas brasileiras em todas as esferas sociais. Este é o simples, sem segredo, o que vai diferenciar é se você prefere fraco ou mais forte.

Coador de pano ou filtro de papel também são uma escolha de cada um, mas não dá pra negar que o coador de pano tradicional tem seu charme, não é?

Uma única dica para preparar seu café no coador ou filtro, é evitar usar a água fervendo, borbulhando, e usá-la bem quente, no limite da fervura, isso ajuda a bebida ficar mais encorpada.

Café Expresso

Café Expresso

O café expresso é uma bebida de origem italiana e tem como característica ser uma bebida bem forte e preparada bem rápida, normalmente em máquinas próprias para isso.

Outra característica do expresso é que o grão é moído na hora, por isso traz um sabor mais rústico e terroso, dando a sensação de ser mais forte.

Temos uma receita ótima de expresso turbinado que vale conferir.

Italiano ou Mocha

Italiano ou Mocha

O café italiano que também é conhecido como mocha, é essa versão da bebida onde se forma um topo com um creme marrom bem aerado.

Isso ocorre pois a máquina utilizada, ou mocha como é chamada na Itália, faz a água do fundo entrar em ebulição e jogar o café para cima, formando aquela espuma característica maravilhosa.

Temos uma receita de mocha italiano com uma pitada de amarula que é maravilhosa, experimente.

Café Turco

Café Turco

Essa delicia tem começado a ganhar mais fãs aqui pelo Brasil, e é realmente uma variação interessantíssima do café que estamos acostumado no dia-a-dia.

A técnica é bem simples e utiliza um ibrik, um tipo de chaleira turca própria para fazer este café, pois ele não é coado, o que acontece é que o pó de café vai todo para o fundo e apenas o líquido é servido.

Café Gelado

Talvez o mais inconcebível de todos seja o café gelado. 

E não, não basta fazer o café normal e esperar esfriar ou colocar na geladeira, esse preparo consiste em fazer do zero usando água gelada.

O modo mais simples é infusionar o pó de café com água gelada e deixar descansar na geladeira por pelo menos 12 horas, e depois é só coar a mistura, que também é conhecida como cold brew.

O uso de uma prensa francesa também pode ajudar na hora de fazer a infusão.

Esse preparo também pode ser turbinado de várias maneiras, como nessa receita cremosa que leva chantilly e caramelo, experimente.

Além da bebida

O café funciona bem como bebida, mas também pode brilhar como ingrediente de outras receitas, para inspirar separamos uma seleção de preparos para você usar essa maravilha além da bebida tradicional:

No nosso dia-a-dia corrido, estamos acostumados sempre a tomar o café básico, naquelas pequenas xícaras ou copinhos descartáveis de escritório, mas basta pararmos um momento e olhar com mais carinho, que veremos um mundo novo de sabores e sensações em uma bebida que nos acompanha diariamente.

Isso porque nem entramos nas variações de grãos e de torras, que aí seria uma longa conversa também muito rica, por hoje, queremos só deixar enfatizado o quanto o café pode ser incrível aplicando apenas algumas técnicas e usando a criatividade.

Experimente essas receitas de café e nos conte o que achou.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: