logomarca cybercook

Caldeirão mineiro ao curau salgado

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (33)


Preparo

  1. 1.
    Do caldeirão mineiro:
  2. 2.
    Bata no liquidificador, o molho de tomate, a cenoura picadinha, o caldo de carne, a água, o catchup, a mostarda e reserve.
  3. 3.
    Num caldeirão grande, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho, junte o pernil, a pele de porco, frite bem e vá pingando água até ficar macio, junte o suco de laranja, acrescente a lingüiça e/ou o paio, espere ferver, desligue o fogo e reserve. Em outra panela, frite o toucinho até dourar, despreze o excesso da gordura, e transfira-o para o caldeirão. Faça o mesmo com o lombo e também transfira para o caldeirão. Na panela que fritou o toucinho, sem lavá-la, acrescente a costelinha de porco e cozinhe até ficar macia. Despreze o excesso de gordura e transfira para o caldeirão. Acenda o fogo do Caldeirão novamente, agora com todas as carnes, acrescente a mistura que bateu no liquidificador, o mel, a folha de louro, o orégano, sal e pimenta a gosto.
  4. 4.
    Abaixe o fogo, junte o vinho tinto seco e deixe cozinha por pelo menos 30 minutos, mexendo às vezes.
  5. 5.
    Desligue o fogo, misture a salsinha.
  6. 6.
    Reserve e mantenha aquecido.
  7. 7.
    Do curau:
  8. 8.
    Bata no liquidificador o milho verde com a água, passe pela peneira e reserve.
  9. 9.
    Aqueça o azeite, doure a cebola ralada, coloque o milho reservado, junte sal e a noz moscada o orégano seco e amido de milho dissolvido em água fria.
  10. 10.
    Mexa até o creme engrossar.
  11. 11.
    Desligue o fogo, junte o queijo mussarela ralado e o creme de leite sem o soro, misture tudo muito bem e coloque numa travessa e sirva como acompanhamento do caldeirão mineiro.
Invenção minha, baseada na culinária mineira. Uma das melhores do mundo.

Vídeo recomendado

Comentários (1)

josé Roberto Nogueira Dias Filho

Com esta receita fui entrvevistado até por revistas mineiras. Todavia, não se trata de uma receita tradicional da terra mineira, mas uma invenção. Foi cômico.

Azeite Doces Carne de porco Receitas com caldo Caldo de carne Creme de leite Alho Amido de milho Azeite de oliva Catchup Costela de porco Laranja Lombo de porco Louro Milho Milho verde Mussarela Orégano Paio Polpa de tomate Receitas salgadas Receitas de pernil Suco de laranja Toucinho Vinho tinto seco Noz moscada Laranja pêra Linguiça calabresa Pernil suíno Receitas com Suco de Fruta