1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Canjiquinha Mineira

Já Fiz

Ingredientes (8)

Como Fazer

  1. 1.
    Corte as carnes em pedaços e tempere. Deixe geladeira, marinando de um dia para o outro. No dia seguinte, refogue e cozinhe em panela de pressão (deixar a carne um pouco dura, para acabar de cozinhar depois, junto com a canjiquinha).
  2. 2.
    Lave a canjiquinha.
  3. 3.
    Coloque a canjiquinha de molho de um dia para o outro.
  4. 4.
    Em uma panela grande coloque o bacon picado e derreta-o.
  5. 5.
    Doure na gordura o alho e a cebola ralada.
  6. 6.
    Acrescente o tomate picado (sem pele), jogue a canjica na panela e cubra tudo com água.
  7. 7.
    Deixe cozinhar por meia hora, até que a coisa engrosse um pouco. O ponto correto é quando a canjica está mole mas sem desmanchar feito sagu.
  8. 8.
    Retire então a costelinha , frite em fogo baixo, mexendo sempre para que a carne doure por igual.
  9. 9.
    Dizem que alfavaca, é que dá o aroma característico ao prato, tem quem prefira só louro.
  10. 10.
    Tampe a panela por cinco minutos mantendo o fogo baixo, para apurar.
  11. 11.
    Adicionar cheiro verde picado por cima.
  12. 12.
    Sirva as costelinhas enfeitando a canjiquinha.

Guarnição

  1. 1.
    Couve picada bem fina e refogada, com bacon fritinho e alho douradinho por cima.
  2. 2.
    Molho de pimenta malagueta.

Pode ser menos, mas pelo menos o dobro do peso da canjiquinhaTem quem goste de acrescentar costelinha salgada, bacon, paio, carnes de vaca como ponta de peito e até lingüiça portuguesa, além de couve por cima. Até feijão cozido e queijo ralado por cima é usado em algumas regiões

Eu dispenso o queijo, e para os que não ficam sem, eu diria que servir o feijão com molho grosso para acompanhar pode ser uma pedida. Assim não interfere no visual e no paladar. Eu prefiro só com carnes de porco, e servir com a couve fininha refogada com bacon e alho douradinho.

Também conhecido como Quirera de milho ou Quirerinha com suã ou costelinha no interior de São Paulo, e Péla-égua em algumas regiões de Minas. Esse prato é rico e saborosíssimo. As receitas podem ter variações, mas basicamente mudam a quantidade e variação das carnes, alguns temperos e acompanhamento, que você pode escolher.

Comentários (0)

Carne Carne de porco Alho Bacon Canjiquinha Costela de porco Paio Queijo ralado Receitas de pernil Pimenta do reino Feijão cozido Linguiça portuguesa Panela de pressão Costelinha salgada

Canjiquinha Mineira