1
logomarca cybercook

Caracóis á portuguesa

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (8)



Como Fazer

  1. Lavam-se os caracóis em várias águas até ao completo desaparecimento da baba. Colocam-se numa panela grande e cobrem-se com água (dois ou três dedos acima dos caracóis). Juntam-se o azeite, os oregãos, o louro, os alhos inteiros, a cebola cortada em quartos, sal, pimenta e o piripiri. Leva-se a panela a lume brando. O aquecimento deve ser lento para provocar a saída dos "pauzinhos" dos caracóis. Quando levantar fervura, vai-se retirando a espuma que se forma à superfície, com a ajuda de uma escumadeira, e mantém-se a fervura sempre suave (cerca de 2 a 3 horas). Conservam-se no líquido da cozedura até à altura de servir. Servem-se quentes em pratinhos individuais com um pouco de caldo da cozedura. Comem-se com o auxílio de palitos ou alfinetes.
Em Portugal dá-se preferência aos caracóis cinzentos e pequenos, mas os grandes, apanhados nas vinhas, são também muito apreciados. A estes dá-se vulgarmente o nome de caracoletas. São sempre preferíveis caracóis fechados por uma fina película dura; os outros deverão "jejuar" durante vários dias, a fim de serem eliminadas algumas toxinas provenientes de ingestão de ervas que são prejudiciais ao homem.
Já Fiz

Vídeo recomendado

Bolo de Pote de Bon o Bon Amargo

Você pode gostar...

Caracóis de Coco Espetacular

Caracóis de Coco Espetacular

Por Abençoada Jesus

Caracóis de pizza

Caracóis de pizza

Por Elaine Cordeiro

Caracois Folhados

Caracois Folhados

Por Cristina Aiveca

Comentários (0)

Lanches

Caracóis á portuguesa