logomarca cybercook

Caranguejo a moda do Marçal

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (15)



Preparo

  1. 1.
    Compro eles vivos,
  2. 2.
    vem de Cananéia litoral sul de SP.
  3. 3.
    Começamos a limpar tirando a carapaça , aqui em Santos só comemos caranguejo sem a carapaça, depois coloco em um tanque e limpo com uma maquina de Jato de Água (Wap) o bicho sai limpinho é só jogar na panela.
  4. 4.
    Precisaremos de uma panela bem grande p/ 3 dz de caranguejo, ou vc pode dividir em 2 panelas ou fazer menos caranguejo, ai use os ingredientes proporcionalmente,
  5. 5.
    Ferva os caranguejos em uma panela com água até eles começarem a avermelhar, jogue a água fora. não cozinhe muito, o cozimento final é com o molho,
  6. 6.
    Agora vamos montar a panela para o cozimento, com os caranguejos pré-cozidos
  7. 7.
    Vc ira acomoda-los em camadas junto com os ingredientes,
  8. 8.
    Coloque uma camada de caranguejo, uma de cebola, uma de pimentão, uma de tomate, salsinha, alho poro e coentro, intercalar as camadas até encher a panela
  9. 9.
    Tape a panela e aguarde o molho.
  10. 10.
    Agora em outra panela vamos fazer o molho,
  11. 11.
    Refogue o alho, azeite, azeite de dendê, caldo de peixe
  12. 12.
    Acrescente o molho de tomate e 2 litros de água e sal a gosto, deixe ferver por 20 minutos, ponha a panela com os caranguejos no fogo e acrescente o molho ainda quente, coloque duas latas de cerveja e depois de 15 min mais 2 latas, deixe cozinhando o tempo que for preciso e vá experimentando o molho. Não deixe engrossar muito o molho, quando for acabando o caranguejo faça um caldinho ou pirão com o molho, é a melhor parte da festa.
Esta receita aprendi a mais de 25 anos, todo sabado ia pescar com amigos na Fortaleza de Itaipu, Praia Grande SP, apos a pescaria qdo voltavamos sem peixe, faziamos uma caranguejada e foi ai quando provei meu primeiro caranguejo, foi paixão a primeira dentada, com o tempo fui dando meu toque pessoal - tenho a receita registrada em cartório aqui em Santos SP.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Bobó de Camarão

Bobó de Camarão

Por CyberCook

Vatapá

Vatapá

Por Polly Brunn

Muqueca de Cação

Muqueca de Cação

Por Francisco Silva Filho

Moqueca Baiana para 2 pessoas

Moqueca Baiana para 2 pessoas

Por Ronaldo Oliveira

Aji de Galinha

Aji de Galinha

Por Delmina Cunha

⁠⁠⁠⁠

Comentários (2)

francisco luis

NÃO ACETEI, O CALDO FICOU ESCURO, COMO FAÇO PARA O CALDO DO CARANGUEJO FICAR MAIS GROSSO E SEM SER ESCURO

Maria Cristina Dias

Olá , realmente é a melhor caranguejada que já comi, como já comentei em outro site com vc não tem igual em todo brasil!!! estou esperando aquela receita de mariscos que vc ficou de me enviar, não esqueça, um grande beijo!!!

Peixes e frutos do mar Azeite Caldo de peixe Caranguejo Coentro Salsinha Alho poró Azeite de dendê Comida baiana