1
logomarca cybercook

Cassoulet

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (40)



Como Fazer

  1. 1.
    De véspera (o ideal é com 1 semana de antecedência), prepare o confit de pato: coloque em uma tigela os pedaços do pato, o sal e 4 ramos de tomilho. Misture bem e deixe descansar, na geladeira, de 8 a 12 horas.
  2. 2.
    Ao final do tempo, lave os pedaços de pato com água e seque bem. Em uma panela média, coloque os pedaços, a gordura, os dentes de alho, a folha de louro, os 4 ramos de tomilho restantes e leve ao fogo.
  3. 3.
    Deixe que o pato cozinhe, no fogo baixo, por cerca de 2 horas (até que a carne esteja muito macia, se desmanchando). Retire os pedaços de pato da gordura (reservando-a) e deixe que escorram sobre uma grade para esfriar. Coloque os pedaços em um vidro grande e cubra com a gordura de cozimento passada em peneira. Guarde na geladeira até o momento de utilizar.
  4. 4.
    Para o feijão
  5. 5.
    De véspera, lave bem o feijão, coloque em uma tigela e cubra com bastante água. Deixe repousar. No dia seguinte, coloque o feijão e a água do repouso em uma panela, complete com mais água (ultrapassando cerca de 5 cm), junte a cenoura, o salsão, o alho-poró, a cebola inteira (espetada com os cravos) o bouquet garni, os dentes de alho inteiros e leve ao fogo.
  6. 6.
    Assim que ferver, retire a espuma que subir e abaixe o fogo. Cozinhe por aproximadamente 1 hora, junte um pouquinho de sal e cozinhe até que os grãos estejam bem macios, mas inteiros.
  7. 7.
    Cordeiro
  8. 8.
    Polvilhe os cubos de carne com a farinha e reserve. Em uma panela média, aqueça a gordura do confit. Junte a carne e doure bem de todos os lados. Retire a carne da panela e reserve.
  9. 9.
    Na mesma gordura, refogue, até que murchem, a cebola, a cenoura e o salsão. Junte o alho, o tomate e cozinhe por 2 minutos. Volte com a carne para a panela, junte o caldo, o bouquet garni, sal e pimenta e deixe ferver. Retire a espuma que subir, abaixe o fogo e cozinhe até que a carne esteja bem macia. Acerte o sal e a pimenta e reserve.
  10. 10.
    Coloque a lingüiça, o salsichão e o presunto em uma panela com água e deixe ferver por 5 minutos. Escorra e reserve.
  11. 11.
    Quando o feijão estiver cozido, aqueça o forno a 180ºC (forno médio). Coloque os pedaços de pato, cobertos com um pouco de gordura, sobre uma assadeira e leve ao forno até a pele ficar crocante e ligeiramente dourada. Retire do forno, escorra a gordura e reserve.
  12. 12.
    Enquanto o pato vai ao forno, finalize o feijão: descarte os pedaços grandes de legume e o bouquet garni. Em uma panela pequena, leve ao fogo 1 colher (sopa) da gordura do pato e nela doure a cebola. Junte o alho e aguarde soltar perfume. Adicione 1 concha de feijão, sal e pimenta e deixe ferver por 5 minutos. Despeje o refogado na panela com o restante do feijão e misture bem. Acerte o sal, a pimenta e reserve.
  13. 13.
    Em uma tigela, misture a farinha de rosca, as folhinhas de tomilho, sal e pimenta-do-reino. Reserve.
  14. 14.
    Unte com gordura do pato um refratário grande e nele monte o cassoulet, alternando camadas de feijão (reserve a maior parte do caldo para regar), as lingüiças, o cordeiro e terminando com feijão. Por cima, disponha as coxas de pato e regue com o caldo do feijão. Polvilhe a mistura de farinha de rosca e leve ao forno para aquecer e formar uma crosta. Sirva bem quente.
Já Fiz

Vídeo recomendado

Bolo de Pote de Bon o Bon Amargo

Comentários (0)

Carne Receitas com caldo Caldo de carne Bouquet garni Cordeiro Farinha de rosca Gordura vegetal hidrogenada Lombo de cordeiro Louro Pato Salsinha Tomilho Receitas com talos Alho poró Carnes exóticas Feijão branco Coxa de pato

Cassoulet